Como criar um ambiente para estudar Banco de Dados e SQL

Para aprender banco de dados e SQL é preciso praticar, ou seja, criar os próprios bancos de dados, tabelas, visões, inserir e atualizar registros, fazer consultas, etc. Pra aprender todos esses conceitos não há outra maneira senão interagir com um SGBD real. Então, vamos criar um ambiente para isso. Neste artigo vamos ver como instalar o Oracle XE e o SQL Developer a fim de criarmos um ambiente para estudar banco de dados e SQL na prática.

O Oracle XE é a versão grátis do Oracle database, criada justamente para servir de banco de dados de entrada para iniciantes e profissionais que desejam treinar e desenvolver softwares utilizando bancos de dados. Como, provavelmente, você utiliza o seu computador para outras coisas, vou mostrar neste artigo uma forma de não deixar os serviços do SGBD iniciarem automaticamente,  para não atrapalhar o desempenho do seu computador enquanto não estiver utilizando o banco de dados. 🙂

O SQL Developer é o software que utilizamos para acessar o SGBD e executar instruções SQL.

Requisitos para a instalação

Alguns requisitos mínimos de Hardware e Software devem ser atendidos para instalar o Oracle XE como pode ser visto na documentação do software:

  • Arquitetura de Sistema: Intel (x86)
  • Um dos seguintes Sistemas Operacionais:Espaço mínimo em Disco (HD): 1,5 GB
    • Microsoft Windows XP Professional

    • Microsoft Windows Server 2003 – todas as edições

    • Microsoft Windows Server 2003 R2 – todas as edições

    • Microsoft Windows Server 2008 – Standard, Enterprise, Datacenter, Web, e Foundation

    • Microsoft Windows 7 – Professional, Enterprise, e Ultimate

  • Memória RAM: 256 GB, mas é recomendável no mínimo 512 GB
  • Microsoft Windows Installer (MSI): MSI versão 2.0 ou posterior (Você pode baixar o MSI aqui:  http://msdn.microsoft.com/)

Instalando o Oracle XE no Windows 7 32 bits

O sistema operacional mais utilizado hoje em dia é o Windows, por isso o escolhi para mostrar a instalação do Oracle XE, mas a instalação em ambiente Linux também é suportada. É importante frisar que a instalação em Windows 64 bits NÃO é suportada. Vejamos, então, um passo-a-passo de como instalá-lo:

página de download do oracle xe

  • Descompactar o arquivo Zip baixado.

extração do instalador do Oracle XE

  • Entrar na pasta descompactada e executar o arquivo Setup.exe.

executando o instalador do Oracle XE

  • Ler e aceitar (caso concorde, claro) os termos de licença apresentado na primeira tela da instalação.

aceitar os termos de licença do Oracle XE

  • Selecionar o local da instalação do Oracle.

selecão do local de instalação do Oracle XE

  • Informar uma senha para os usuários SYS e SYSTEM do banco de dados (estes são os usuários administradores do banco de dados e você precisará se lembrar dessa senha depois).

Senha dos usuários SYS e SYSTEM

  • Ao final, é apresentada uma tela de resumo da instalação, basta clicar em “Instalar”.

resumo da instalação do Oracle XE

  • Pronto! Agora é só esperar o processo de instalação terminar que aparecerá a tela final. \o/

Oracle XE instalado!

Desabilitando a inicialização automática do Oracle

Agora que o Oracle XE está instalado, como prometido, vou mostrar como não deixar o serviço do banco de dados iniciar automaticamente na inicialização do Windows, pra não atrapalhar o desempenho do seu computador enquanto não estiver usando o banco de dados. Também veremos o que precisamos fazer quando quisermos iniciar o serviço do banco de dados.

  • Primeiro, clique no iniciar, digite “services.msc” e tecle ENTER. Veja a figura abaixo.

iniciar gerenciador de serviços no windows

  • Aparecerá uma tela com todos os serviços do Windows, encontre os serviços “OracleServiceXE” e “OracleXETNSListener”. Selecione o primeiro (OracleServiceXE) e clique no botão propriedade, como indicado na figura abaixo.

Serviços do Oracle XE ativos

  • Na tela de propriedades selecione o tipo de inicialização “Manual” e clique em OK.

Serviços do Oracle XE com inicialização manual

  • Execute os últimos 2 passos para o serviço “OracleXETNSListener”.
  • Ao final desse processo, na tela de serviços do Windows deve listar os dois serviços mencionados com tipo de inicialização “Manual”. Dessa forma os serviços do Oracle XE não iniciaram automaticamente na inicialização do Windows, isso fará com que seu computador não fique lento enquanto não estiver usando o Oracle XE.

inicialização manual dos serviços do Oracle XE

  • Quando você for usar o Oracle XE para estudar, você precisará iniciar os serviços do Oracle usando o atalho: Iniciar -> Todos os Programas -> Oracle Database 11g Express Edition -> Iniciar Banco de Dados

iniciar serviços do Oracle XE

Tudo instalado, agora já podemos usar o nosso banco de dados! A forma mais simples pra isso é executar o aplicativo básico do Oracle XE para comandos SQL (Na figura anterior, é o item acima do que usamos, ou seja, “Executar Linha de Comandos SQL”). Esse aplicativo disponibiliza apenas uma tela para inserirmos comandos SQL, para nos conectar ao banco de dados precisamos digitar “connect system” e em seguida informar aquela senha que inserimos no processo de instalação. Conforme a figura abaixo:

Executar Linha de Comandos SQL no Oracle XE

Feito isso, já estamos conectados ao banco de dados e podemos executar os comandos SQL para criar tabelas, inserir registros, consultar informações, etc. Mas essa tela não é muito boa pra isso né? O que precisamos é instalar o SQL Developer!

Instalando o SQL Developer no Windows 7

Achou a instalação do Oracle XE simples? A instalação do SQL Developer é mais simples ainda! Vamos então ao passo-a-passo.

página de download do SQL Developer

  • Descompactar o arquivo Zip baixado.

extração do SQL Developer

  • Entrar na pasta descompactada e executar o arquivo sqldeveloper.exe.

executando o SQL Developer

  • Pronto, você já está executando o SQL Developer. Não tem processo de instalação! (rs)
  • Após a tela do SQL Developer abrir, o que precisamos fazer é criar uma conexão com o nosso banco de dados, utilizando o botão indicado na figura abaixo.

botão para criar uma conexão com banco de dados no SQL Developer

  • Na tela que aparece em seguida, informe os dados para conexão com o Oracle XE e um nome para essa conexão (você pode criar outras, com outros bancos de dados e outros usuários).

tela para criar conexão com o banco de dados no SQL Developer

  • Após conectar-se no banco de dados, já é possível executar os comandos SQL.

SQL Developer conectado ao Oracle XE

Conclusão

Com isso, nesse artigo nós criamos um ambiente para estudar bancos de dados e SQL. Mostrei a instalação do Oracle XE, a configuração para que os serviços do Oracle XE não fiquem ligados direto enquanto não estivermos usando o banco de dados e por fim vimos o SQL Developer que é um software muito bom para executarmos os nossos comandos SQL, bem melhor que aquela telinha preta do aplicativo padrão do Oracle XE (sqlplus).

Se tiver alguma dúvida no processo de instalação, deixe um comentário aqui em baixo.

Como criar um ambiente para estudar Banco de Dados e SQL
4.64 (92.86%) 84 votos
  • Gustavo tenho acompanhado seus estudos, que por sinal, são muito bons. Me diga uma coisa, será que eu consigo usar no windows 8? Abs.

    • Demetrius, consegue sim. Mas a Oracle ainda não dá suporte oficial ao Oracle XE no Windows 8.
      Eu não cheguei a testar no windows 8, mas no Youtube tem um vídeo de uma pessoa instalando o Oracle XE no windows 8, então creio que funciona sim, só a Oracle que não dá garantias.
      Dá uma olhada no video: http://www.youtube.com/watch?v=QyyQp2ilOHg

      Já o SQL Developer é feito em java, então ele funciona em qualquer sistema operacional que tenha o java instalado.

      Um Abraço!

      • Obrigado pela atençao, ainda nao pude testar. Espero que amanha eu consiga. abracos

  • finalmente consegui um tempo para testar, usando o windows 8 nao aparece a mesma tela ao iniciar banco de dados. Vou tentar novamente. e quando entro no sql developer da uma mensagem de erro. “unable to open the following configuration…”

  • Creio que descobri o erro, ainda estou me adaptando ao windows 8.

  • Bosco

    MUITO BOM! obrigado!

  • Charles Hiroshi

    Gustavo, meu problema é o sistema operacional, pois eu trabalho com Windows 7 64 bits, a maioria dos desktops e laptops vendidos aqui no Japão já vem com este sistema instalado, como não tem uma Versão do Oracle XE para Windows 64 bits, fiquei sem condições de continuar os estudos.

    • Charles, o Oracle xe deve funcionar também no ambiente 64 bits, a questão é que a Oracle não dá suporte oficial para essa configuração. tente instalar, se não der certo, vc pode instalar o MySQL, pois os posts que colocarei no blog deve funcionar também para esse SGBD, tavez com pequenas variações as vezes, pois a SQL é padronizada. São poucas as diferenças nos comandos de um SGBD para outro.
      Um abraço…

      • Charles Hiroshi

        Obrigado pela informação, vou tentar primeiro o Oracle XE, caso dê algum problema eu instalo o MySQL. E continuarei seguindo suas publicações que são muito boas.

        • Charles Hiroshi

          Gustavo, Eu instalei o Oracle XE e a instalação correu tranquila até um determinado ponto que não encontrava um arquivo para instalação, mesmo assim continuei a instalação e pareceu que havia instalado corretamente, mesmo com essa mensagem. Porém, ao tem conectar, ele emitiu uma aviso que faltava um arquivo, resumindo, desinstalei o OracleXE e instalei o MySQL. O único inconveniente foi ter que instalar um drive JDBC para que o SQL Developer conectar com o MySQL. Fora isso esta tudo instalado e conectado

          • Olá Charles. Não sei se é o mesmo caso.
            Mas na minha instalação no win8 64 tive o mesmo problema de arquivo que estava faltando mas continuei. Quando executei o sqldeveloper ele solicitou o arquivo java.exe. Como eu não tinha o JDK instalado tive que baixar separadamente (http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk7-downloads-1880260.html) e após a instalação tive que apontar o caminho do arquivo que estava em (C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_25\bin\java.exe). Após consegui executar o sqldeveloper e marquei todas as opções de arquivos permitidos. Então cliquei no botão para adicionar o bd e deu certo. Espero que ajude. Abraços!

  • Reginaldo

    Meu caro colega, posso dizer que aqui por enquanto contigo eu pude aprender muito mais e rápido que na facu, sinceramente.
    E algumas aulinhas pra iniciantes sem vocação pra BD, vc não teria disponível??
    Gosto de informática, mas passei a gostar mais de programação rsrsrs

  • Vivi Cruz

    Parabéns. Fiz a instalação no Win8 64 bits com sucesso! Tive apenas que baixar separadamente o JDK e mesmo baixando a versão 1.7 (que não é suportada) tudo funcionou perfeitamente… até agora. Abraços.

    • Olá Viviane, que bom que funcionou. Obrigado por compartilhar a experiência conosco.
      Em breve publicarei artigos sobre bancos de dados e SQL aqui no{ Dicas de Programação }

      abraços

  • Emerson

    Gustavo , agradeço o apoio e comprometimento em repassar o seu conhecimento. Abraços
    Emerson

  • Paulo Ricardo

    Gustavo Furtado , muito obrigado pelo tutorial está muito bem explicado e simples, eu como novo usuário de W8 e aspirante a aprender SGBD Oracle não tive maiores problemas.Seu tutorial ajudou bastante.Abraços

  • Instalei o SQL DEVELOPER e quando vou criar a conexão
    diz o seguinte erro

    ” status : Com falhaFalha no teste: erro de es: the network adapter could not establish the connection ”

    Obs: tinha dado um erro de .DLL, baixei na internet de alguem que passou por esse problema, so assim o programa abriu, porem, a conexão não abre =/

    Me ajuda.

    cristianolpeixoto@gmail.com

    • Olá Cristiano,

      quando dá esse erro pode ser duas coisas: Ou a URL da sua conexão está errada, ou o SQL*Net está com problema de conectividade.

      geralmente, isso acontece porque o listener do seu oracle não foi iniciado ou não está configurado corretamente.

      • Cristiano

        Mas estou tentando criar uma conexão qualquer, para o usar o banco de dados que ja vem dentro dele, as tabelas e tudo, não estou criando uma conexão dentro de outro banco.
        so fiz baixar e tentar usa-lo para fins educativos.
        Mesmo assim não existe uma forma fácil para resolver, um passo a passo ?

        Desde ja, agradeço.

        Obs: sou novato, vi no youtube as pessoas instalando e criando a conexão sem problemas, ja utilizando os códigos.

        • Cristiano, o SQL Developer não vem com banco de dados dentro não! Não entendi o que você quis dizer. O oracle é uma coisa e o SQL Developer outra coisa. Ele é usado para conectar ao oracle e executar comandos SQL. Sem um banco de dados o SQL Developer não serve pra nada!

          Se você instalou só o SQL Developer você não vai conseguir conectar em banco de dados pois ele não está instalado. A não ser que você conecte ao banco de dados instalado em outra máquina. Peço que leia este post desde o início para entender isso melhor. Repare que o post diz para instalar o Oracle XE (versão gratuita) e depois o SQL Developer.

          • Cristiano

            Ah ta.. .perdão!
            Que um amigo meu que disse para eu instalar o SQL Developer para treinar os comandos!
            Então pensei que o XE era OUTRO programa para o mesmo fim.
            Obrigado pela explicação!
            neste caso.
            irei instalar o XE e testarei novamente.
            Obrigado pela ajuda.

  • David

    Excelente tutorial…deu tudo certo no meu pc…

    porém, não sei nada de SQL, tem alguns tutoriais para iniciantes?

    • Olá David. Que bom que gostou! Aqui no { Dicas de Programação } ainda não escrevi os posts sobre SQL, em breve publicarei posts sobre SQL e Bancos de dados.

      Por agora, posso te indicar esses posts que escrevi a um tempo: http://gustavofurtado.com/tag/banco-de-dados/

      Um abraço!

      • David

        tem este erro q aparece quando vou aplicar minhas preferencias:

        java.lang.NullPointerException
        [Moderador] – a Pilha do erro foi removida do comentário por ser muito grande.

      • Vivi Cruz

        Olá Gustavo. Em meus estudos fiz uma listinha com alguns comandos e testei todos tanto no Oracle quanto firebird. Tenho um doc que posso te mandar para você preparar um material legal para a comunidade. Neste doc tem uma pequena explicação que fiz para me ajudar a lembrar… coisa de novata que sou (rs)por isso acho que pode ajudar outras pessoas. Tem desde update, insert, create, alter, drop, truncate, revoke, describe, index até criação de fk. Meu e-mail: viviane.multi gmail.com

  • David

    amigo, apareceu vários erros quando eu executei o SQL Developer e não consegui fazer a conexão com o BD…

    O que devo fazer?

    • Você conseguiu se conectar ao banco de dados através do SQLPlus como sugerido no post? Isso te daria a certeza que o Oracle está rodando.

  • David

    Aparece os seguintes erros:
    oracle.dmt.dataminer
    [Moderador] – a Pilha do erro foi removida do comentário por ser muito grande.

    Tem mais erros além destes, o que q eu fiz de errado?

  • Verifique se o banco de dados está funcionando primeiro … tente se conectar através do SQLPlus. O SQL Developer não serve pra nada se o Oracle não estiver rodando. Da mesma forma como aconteceu com o Cristiano, peço que leia o post com mais atenção para perceber a diferença do SQL Developer e do Oracle XE. Tá tudo explicado no post.

    Um abraço!

  • joao vazquez

    Olá Sr Gustavo.

    Li seu artigo, e achei muito interessante.
    Meus conhecimentos são poucos, mas me senti motivado em aprender graças as suas informações.
    Muitissimo agradecido

  • Dêvide

    ae galera!!!
    conseguir baixar os programas graças a nosso colega Moises que me indicou esse site. Agora tô com outro problema, eu primeiro inicio o banco de dados ok, aparece a tela preta, depois cliko em executar linha de comando sql ok, abre outra tela preta, então air começa o problema, eu digito nessa tela ” connect system ” dou enter” só que na hora que digito a senha eu não consigo… ou seja não consigo digitar a senha. Alguem sabe me explicar essa parte? eu seegui o site passo a passo.
    obg… aguardo rspta…

    • Olá Dêvide.

      Na tela preta quando você digita a senha ela não aparece na tela e o cursor fica parado no mesmo lugar. Isso é normal… Apenas digite a senha correta (mesmo que a tela na apareça que você tá digitando) e pressione ENTER.
      Ou seja, não vai aparecer ******* … Mas a senha está sendo inserida do mesmo jeito.

      Um abraço!

  • rodrigo teixeira

    Gustavo na hora de startar SQL Developer , coloquei o mesmo da sua conexao, porem a senha coloquei a mesma do processo de instalação e mesmo assim nao funcionou, onde estou errando,sera que a senha esta errada

    • Qual a mensagem de erro que tá dando? Você conseguiu se conectar sem ser pelo SQL Developer?

  • Fernanda C.

    Obrigado, consegui. Estava quebrando a cabeça com o usuário. Valeu!!!

  • Tiago

    Caro, Gustavo. Gostei muito do artigo. Fiz todos os procedimentos e já comecei a criar as tabelas e ralações do banco. Porém, o usuário “System” já contém várias tabelas e configurações prévias como índices e etc. Como faço para criar um novo usuário, de onde eu possa começar do “zero” e visualizar apenas as tabelas e índices que crio e criar um novo banco que não seja o “Oracle EX Local? É possível?
    Desde já agradeço.

    • Tiago Veiga

      Ótimo conteúdo Gustavo, parabéns!!

      Mas, estou com a mesma dúvida que meu xará Tiago está tendo (rs)
      Como crio um usuário que não tenha o mesmo privilégio do usuário SYSTEM? Pois quando crio com este usuário ele aparece diversas tabelas de exemplos e isso as vezes dificulta, quando tento achar as tabelas que criei.

      Att.
      Obrigado.

      • Tiagos, desculpem a demora, este mês estive envolvido em uma fase crítica de um projeto …
        Vocês podem criar um usuário e dar permissão para ele. Basta executar esses comandos.

        CREATE USER usuario IDENTIFIED BY senha;
        grant connect to usuario;
        grant resource to usuario;

        E depois criar uma conexão no SQL Developer com o usuário/senha que vocês criaram.

        Abraço!

  • Ricardo

    Gustavo, bom dia.
    Da para executar comandos do SO (windows) pelo pl\sql, utilizando o ORACLE XE?
    Estou com esse problema, sei que no 10G da, quando tem o Java instalado no banco, mas no XE não tem JAVA.
    Grato
    Ricardo

  • Marcelo

    Parabéns Gustavo!
    Estava procurando exatamente este tipo de tutorial.
    Trabalho com ferramentas de B. I. e precisava treinar mais a linguagem SQL, porém, não sabia como iniciar em banco de dados.
    Você poderia indicar alguns tutoriais de uso?
    Obrigado.

  • Tiago Veiga

    Parabéns novamente e muito obrigado pela atenção Gustavo. Consegui criar um novo usuário utilizando esses comandos.

    Até mais.

  • Daniel Marques

    Gustavo qual é a melhor versão do Oracle 11g para eu instalar no meu notebook para estudo?

    Enterprise
    Standard Editions
    Express Edition

    Se possível poderia me indicar um tutorial para eu instalar a versão.
    Att

    Daniel

    • Daniel, como eu disse neste post, pra estudo você pode instalar o Express Edition.

  • Bruno

    Olá Gustavo, já consegui me conectar como usuário hr, como pede o livro de SQL FUNDAMENTALS porem não consigo me conectar como usuário oe, pode me ajudar. Obrigado. (familiaiamada@gmail.com)

    • Verifica se esse usuário existe, se não existir você pode criá-lo com os comandos a seguir:

      CREATE USER usuario IDENTIFIED BY senha;
      grant connect to usuario;
      grant resource to usuario;

  • Julio Risso

    Gustavo fico feliz em você compartilhar suas experiências….Esse Network é importante para todos… No caso do Oracle é preciso ter instalado o JSE ou JDK no computador ?

    • Julio, não é necessário. Só se você for usar o SQL Developer que precisa do JRE pra funcionar.

  • Caroline

    Olá Gustavo,
    Segui o seu tutorial, mas estou com dificuldades para realizar uma nova conexão, apresenta o seguinte erro.
    “Status : Com FalhaFalha no teste: Listener refused the connection with the following error:
    ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given in connect descriptor”

    O que pode ser?

    • Caroline, o listener do Oracle encontrou o SID que você tentou conectar. Você tentou se conectar usando o SQL Developer ou o SQLPlus?

      Se estiver conectando com o SQL Developer, certifique-se de estar usando o SID “xe”.

  • Thays

    TOP… Gustavo… muito bom mesmo….

  • igor

    Quando esquecemos a senha, qual o procedimento podemos adotar para ter conexão com o banco? Excluir ou renomear o arquivo pwd é uma opção?

  • jaciane

    O melhor tutorial que já vi. Parabéns!!!!!!!!!!!

  • Braier

    Gustavo, quando eu executo o executável “Executar Linha de Comandos SQL” e tento conectar com o “connect system”, digito a senha e dá um erro -> ORA-12543: TNS: host de destino inatingível. Sabe como posso resolver?

  • Luciene Medeiros

    Parabéns, me ajudou muito obrigada.

  • Julio Risso

    O Oracle 11g ou 12c roda perfeitamente no Windows 8, mas rodar um BD em uma plataforma dessa é a mesma coisa que você ter um carro importado e não ter seguro. Para estudar e realizar testes é perfeito !!!

  • Julio Risso

    Eu instalei o 11g R2 Standard no meu computador Win 8 x64 – 4GB RAM e 500 GB HD, deixei o serviço do BD ativo e roda perfeitamente…Ele dá alguns erros na instalação, mas basta continuar > continuar > continuar que ele instala. Não precisa cancelar e nem abortar a instalação !!!

  • Sheila

    Instalei com sucesso no Win 8

  • Julio Cesar

    Sheila, você instalou qual versão do DB Oracle ? Express Edition ou R2 Standard….

  • Julio Risso

    Alguém pode me ajudar a configurar o SQL Developer….

  • Julio Risso

    Excelente site !!! Gustavo Furtado é um excelente profissional e a ajuda dele foi crucial para a criação do meu ambiente de estudo…

  • Muito Obrigado Gustavo Furtado!!!Me ajudou muito ano passado,precisava fazer um trabalho de bdI e não tinha ambiente pra usar em casa,quebrou um gralhão!!!

  • Jhonny

    Muito obrigado!!
    segui os passos e consegui instalar com sucesso!
    Valeu!

  • Muito bom mesmo o passo a passo, gostaria de saber se tem algo semelhante só que utilizando a Virtual Machine

    • Não entendi sua pergunta. Virtual Machine é um termo muito genérico. Você diz a Virtual Machine do Java? O SQL Developer usa a JVM, por isso eu indico no post baixar a versão do SQL Developer com JRE.

  • Ola Gustavo instalei tudo corretamente o sql 11g e quando vou me conectar através do executor de linha de comando para inserir o usuario e senha da erro, a senha esta correta pq é bem fácil, depois que digito a senha aparece “erro de adaptador de protocolo” .O que eu faço?

    • Você instalou o servidor Oracle ou o cliente? Faz o seguinte:

      1) Verifica se as Variaveis de Ambiente estão corretas;

      2) Ve se a instancia esta levantada e o banco está montado
      (painel de controles / Ferramentas Administrativas / Servicos)

      Espero que resolva seu problema com essas dicas,

  • Quando vou logar no Oracle aparece o seguinte erro:
    ORA-12560 TSN erro de adaptador de protocolo
    O que pode ser??

  • Gustavo,

    Segui todos os passos descritos aqui, entretanto ao tentar criar uma nova conexão, o erro ORA – 12505 ocorre. Meu SID já está como xe.

    O que posso fazer?

  • Kaue Veras

    Boa tarde Gustavo, fiz a instalação conforme indicado, porém da um erro na hora de conectar o Developer: “Status: Com FalhaFalha no teste: Erro de ES: The Network Adapter could not establish the connection”. Você poderia tentar me ajudar, por favor?

  • Paulo Rogério da Silva

    Olá, Boa tarde.
    Para Windows 7 Ultimate é possível instalar este ambiente para estuder SQL?

  • Luana

    Muito bom este tutorial, parabéns!

  • Rodrigo Farias

    Excelente tutorial!!!

    Valeu mesmo Gustavo, deu tudo certinho aqui!!

    Continue assim.

  • ilki Kitamura

    boa tarde Gustavo…
    instalei o Oracle XE e estou conseguindo criar tabelas e fazer todas as manutenções necessárias. Estou tentando utilizar o PLSQL Developer como ferramenta, mas não consigo conectar no banco.. Da um erro mas não descreve esse erro. Poderia ajudar…

    • Ilki, diga pelo menos a mensagem do erro. A conexão pelo PL/SQL Developer é a mesma do SQL Plus. Você deve informar o usuário, senha e o banco (no caso, “xe”).

      • Ilki

        Esse é o problema… Ele abre uma dialog sem nenhuma mensagem…
        O já tinha conseguido conectar, mas de uma hora para outra parou… Mas via browser estou conectando normal…

  • Leice dos Santos

    Olá Gustavo, sou a leice eu entrei na área de tecnologia cursando sistemas de informação porem eu parei devido a alguns problemas, não tenho muito conhecimento na área porem tenho interesse em continuar nela, passei a ter interesse em certificações mais não tenho muito conhececimento do que é certificação porem da sua apresentação fala que você tem algumas, você poderia me explicar mais a fundo o que é uma e para mim que quase não tenho conhecimento nenhum qual seria a melhor?
    comecei a trabalhar em uma empresa na área de tecnologia como recepcionista mais esse não é meu foco, então quero potencializar a minha oportunidade de crescimento.
    desde já agradeço!!

    • Olá Leice, que bom que você está interessada em trabalhar com sistemas. Respondendo à sua pergunta, certificação é uma comprovação de conhecimento sobre um determinado produto. Por exemplo, eu tirei duas certificações da empresa Sun, atestando conhecimentos da linguagem Java e de desenvolvimento web utilizando Java. Sun na época que tirei as certificações era a empresa proprietária do Java. As certificações são bem vistas em momentos de seleção de candidatos à vagas de emprego.
      Quanto à qual certificação eu indicaria você a tirar, você deve identificar qual o seu objetivo e caminho pretende seguir, quais tecnologias você pretende se dedicar primeiro. Java, C# Python, Ruby, Oracle, etc…

  • Diego Lobo

    Olá Gustavo, não consigo instalar. Será que pode me ajudar?! Quando chega na parte de escolher o lugar da instalação, antes disso o meu da um erro. Se me deixar seu email kmando a img.
    Desde já agradeço
    Diego Lobo

  • Gustavo .. que delicia esse site ! .. rs… Achei ! Hoje instalei o Oracle XE, e o SQL Developer, estou baixando Windows 32-64 bits .. pois fiquei na dúvida .. Caso não dê certo, tiro e coloco Windows 64-bit – zip file includes the JDK 7. Esse site irá complementar ainda mais os meus estudos. Parabéns !

  • Luiz Daniel de C. P. Strinta

    Gustavo, agradeço a iniciativa, instalei um ambiente com Windows 8 – 64, oracle Xe e PlSql, tudo ocorreu perfeitamente.
    Continue com a grande iniciativa, esse compartilhamento de informações, são as engrenagens do desenvolvimento coletivo.
    Parabéns.

  • Boa tarde Gustavo ! Td bem ?

    Baixei o Oracle como o seu passo a passo e o java 1.7 O banco entra direitinho, eu consegui entrar no sqlplus e conectar. Bom, qdo entrei no SQL Developer para fazer uma nova conexão, não estou conseguindo e dando o erro abaixo:

    Status: Com FalhaFalha no teste: Listener refused teh connection with following error: ORA-12505, TNS:listener does not currently know of

    • Você não informou os parâmetros utilizados para a conexão, mas se você conseguiu se conectar normalmente pelo sqlplus, não tem porquê dar errado pelo SQL Developer. Confira os parâmetros que você utilizou no SQL Developer. Note que o usuário deve ser “system” e o SID deve ser “xe”.

      • Gustavo, bom dia !
        Estou colocando do jeitinho que está no seu site. Usuário = system / minha senha / SID xe / Nome da Conexão – Oracle XE local / e não entra…

        dá esse erro ORA – 12505… tbém ja pedi ajuda nos grupos que eu conheço, e até agora ninguém soube me dizer, me ajudar …

  • Rafael

    Olá Gustavo, espero que você ainda esteja acompanhando seu post, e parabéns pelo conteúdo, me ajudou bastante. Porém estou com um problema como os colegas acima, e não consigo acessar o SQL Developer.
    Coloquei as informações como você postou acima, porém aparece uma mensagem de erro informando não ter sido encontrado o SID.

    “Status : Com FalhaFalha no teste: Listener refused the connection with the following error:
    ORA-12505, TNS:listener does not currently know of SID given in connect descriptor”.

    Vale lembrar que a db esta conectada, estou acessando através do SQL Developer e no campo SID, informei “xe” conforme orientado.

    Obrigado.
    Abraços

  • joseildo

    Gustavo , na hora em que eu crio o banco de dados para estudo aparecem muitas tabelmas na partiçao tabelas , oque elas representam e se seria possivel apaga-las?

    • Essas tabelas são utilizadas pelo Oracle. Não apague, ignore-as.

      • joseildo

        Digamos que eu tenha apagado algumas oque fazer ?

  • Fabio Ferraz

    Gustavo, boa noite!
    Primeiramente quero te parabenizar em publicar este artigo, fiquei muito interessado quando o encontrei em uma busca no Google. Entretanto estou com o mesmo problema do(a) jufmoura e do rafael (os dois últimos comentários). O pior que não consigo nem conectar pelo sqlplus, após digitar a senha aparece Falha na recuperação das credenciais. Tentei altera-la mas apresenta erro também.

    Acredito que o cenário seja o problema. Estou em um notebook Dell com Win8.1 64bits e ao baixar os arquivos no procedimento acima a versão no site é mais nova e com versões para 32 ou 64bits, com java ou sem java SE SDK. Pareceu-me mais fácil no começo, porém, agora acho que isso possa ser o problema.

    Vou pesquisar e fazer novos testes, eu não tenho um computador com Win7, mas se você puder repetir esta instalação em um cenário como descrevi, tenho certeza que haverá algo que nós que temos pouca experiência deixamos passar.

    Obrigado.

  • Fabio Ferraz

    Olá Gustavo,
    Estou com o mesmo problema citado acima e também não conecto pelo SqlPlus devido a mensagem de falha na recuperação de credenciais (connect system). Estou usando o Win8.1 e todos os aplicativos este blog foram baixados na versão 64bits.

    Obrigado.

  • Ana Emília

    boa tarde, consegue me auxiliar com um retore?

    • Oi ana, qual a sua dúvida?

      • Ana Emília

        estou fazendo instalação de um sistema de saude, e-sus, ele tem duas opções de banco, o h2 e oracle, optamos por oracle, dai baixe o oracle xe 11. no arquivo de instalação do sistema tem um arquivo .dmp, que é o que tenho que fazer o restore para o banco, mas não tenho nem idéia de como fazer

        • Ana você deve usar o comando “imp” do Oracle. Por exemplo: imp usuario/senha file=arquivo.dmp

          Aqui a documentação da Oracle para o comando import: http://docs.oracle.com/cd/B10501_01/server.920/a96652/ch02.htm

          • Ana Emília

            Uso o comando dentro do arquivo de nome imp? o arquivo de extensão dmp devo colocar em algum lugar especifico?

          • Ana, o “imp” é um programa do Oracle para restaurar Dump. Você executa ele no prompt de comandos.

          • Ana Emília

            Então Gustavo, eu tentei alguns procedimentos sem sucesso. Eu tenho que abrir o arquivo imp ou o cmd? por exemplo, o arquivo .dmp que quero exportar está ná minha área de trabalho, meu usuario é padrão do banco, como ficaria minha linha de comando para importação?

  • GEOAVNE

    Para mim ao executar o comando “connect system” apareceu o erro de recuperação de credenciais, ao reiniciar o computador executar novamente, deu o erro “erro de adaptador de protocolo”…..o que posso fazer?

    • Geovane, depois que você reiniciou você inicou o serviço do Oracle novamente?

      Note que eu ensinei a colocar a inicialização do serviço do Oracle como manual, para não atrapalhar o desempenho da sua máquina quando você não estiver usando

      Quando você quiser usar o Oracle, você deve iniciar o serviço manualmente, tá explicado no post como fazer isso.

      Quanto a senha? Você esqueceu a senha que você cadastrou para o usuário system?

      Um abraço!

      • GEOVANE

        Sim, iniciei.
        executei o comando
        apareceu
        ORA-12638: Falha na recuperação de credencial

        Vi em na internet que para esse erro, deve-se trocar o seguinte:
        caminho: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN
        arquivo: sqlnet
        de SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)
        para SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)

        aí gerou o erro:
        ORA-01034: ORACLE not available
        ORA-27101: shared memory realm does not exist
        ID do processo: 0
        ID da Sesso: 0 N mero de serie: 0

        minha senha que coloquei na instação lembro e é essa que coloco quando pede a senha ao executar o comando “connect system”.

        • Geovane, o erro “ORA-01034: ORACLE not available” acontece quando seu Oracle não está iniciado.

          • GEOVANE

            iniciei os serviços “OracleServiceXE” e “OracleXETNSListener”

          • Geovane, a única alteração que você fez foi essa que você disse? Desculpa se não consigo ajudar, é complicado resolver certas coisas sem ver.

          • GEOVANE

            se precisar podemos ver entre 12 e 13 horas para fazer um acesso e olhar….

  • Elton

    Boa tarde Gustavo, instalei o Oracle XE e SQL developer e funcionou normalmente no primeiro momento executei comandos e tudo mais, desliguei o computador, quando liguei e tentei executar o developer de novo deu o famoso erro ” status : Com falhaFalha no teste: erro de es: the network adapter could not establish the connection”, então testei o SQLplus e conectou normalmente, gostaria de saber se vc pode me ajudar a resover esse problema.

    • Este problema pode ser várias coisas. Confere no SQL Developer o que tá escrito no campo host, tenta localhost, o nome da sua máquina e o IP do seu computador.

  • Gustavo, muito bom o tutorial. Eu já havia tentando anteriormente sem sucesso, por causa de um monte de dúvida que foram todas esclarecidas aqui. Você poderia levar ao próximo nível, com um exemplo simples, para introdução, o que acha?

  • Cesar

    Gustavo, muito para que esta querendo realmente estudar SQL, como eu, parabéns

  • adriano

    Muito bom!!!!
    Estou começando a estudar banco de dados e foi de extrema ajuda essa pagina.
    Muito obrigado!

  • heitor

    Ola , gostaria de saber , por que no meu nao apareceu a barra de iniciar banco de dados !!!

  • Ana Paula

    Muito bom!

  • Wagner

    Olá Gustavo, muito obrigado por esta página!
    Está sendo muito útil.
    Tem como exibir os números de linha e coluna no Query Builder?

    Tks

  • Parabéns, Gustavo! Muito explicativo e didático seu artigo.
    Há algum banco de dados de testes, digo com várias tabelas com informações inseridas (tipo o northwind do access) para experimentar queries?

    Abraço

  • Vanusa

    Já tinha o SQL Developer, portanto só fiz a instalação do Oracle XE.
    Quando abro o “Executar Linha de Comandos SQL” e coloco o comando: connect system e a senha, aparece o seguinte erro: ORA-12560: TNS:erro de adaptador de protocolo

    Alguém sabe o que é esse erro e como corrigir ???

  • Leandro

    Boa noite!

    Vocês são demais! Tutorial perfeito! Dando de 10 x 0 no tutorial de instalação lixo da Estácio! Simples e direto!

    Parabéns a toda a equipe!

    Abs,

    Leandro.

  • Bom dia !!

    Como faço um select para descobrir o mes atual em que estamos ?? Estou precisando de fazer um indicador com o parametro de mes a mes do ano.
    Posteriormente vou precisar de descobrir o primeiro e ultimo dia do mes tambem…

  • Paulo Robson

    Olá Gustavo!
    achei esse tutorial muito bom, eu baixei o oracle xe e instalei conforme está explicado acima, porém quando tentei criar uma conexão com sql developer não deu certo aparece uma mensagem de erro. o que eu osso fazer?

  • Rafael Nunes

    Depois de realizar a instalação só consigo usar o banco pela linha de comando. O SqlDeveloper e o Toad não se conectam. O listener não esta ativo. Como posso resolver este problema?

  • joaquim muhongo

    Gustavo,
    Este artigo é super bom,espero que continuas a publicar outros artigos e se poderes falar um pouco do Oracle APEX e a sua conexão com banco de dados.

    Valeu irmão.

  • Rafael Newton

    Sensacional sua pagina, estou fazendo curso para certificação, e estou usando a maquina virtual pra exercitar, porem queria sql direto no meu pc…. estava com dificuldades para startar o banco e suas dicas me ajudaram muito… Parabens Gustavo pela postagem!

  • Tati

    Oi Gustavo, tudo bem? Talvez minha pergunta não seja exatamente sobre o seu post, mas, quem sabe você pode me ajudar. Estou desenvolvendo um pequeno gerenciador em C# usando Oracle. Minha dúvida é, se eu quiser instalar esse gerenciador em outra máquina, precisarei ter nesta máquina o Oracle server também ou existe uma maneira de integrar um banco na aplicação?
    Desde já muito obrigada e parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    • Tem que instalar o Oracle Server sim, embora não precise ser na mesma máquina.

  • Eustáquio Figueiredo

    Prezado Gustavo;
    Existe um problema nas FATECs e seus professores que é ensinar banco de dados pelo meio, isto é, pelas queries. A parte mais importante que é a criação do BD, do usuário, das conexões, da bases estrangeiras (fora do XE), simplesmente não são ensinadas.
    Encontrei aqui seu blog e achei muito bom. Sendo assim, gostaria de lhe pedir o obséquio de me esclarecer algumas dúvidas:
    1 – É possível criar um ou mais usuários através do Developer ou de outra API de modo prático e interativo? Como fazê-lo?
    2 – É possível criar uma ou várias conexões para um determinado usuário manipular seus BDs diferentes no mesmo PC em diretórios diferentes?
    3- Conexões podem ser criadas tendo como “célula-tronco” um mesmo usuário e acessar as mesmas pastas e tabelas do repositório. entretanto parece impossível criar um usuário com senha diferente através de uma conexão para outro local. Por exemplo, configurando uma conexão tendo como SID : C:\MeuBD. Não funciona; somente com XE, que é o dir. padrão do depósito do Oracle. Entretanto, se existe um ACCESS instalado, o developer o localiza. Com isso é possível?
    4 – É possível configurar outro local para salvar o depósito de dados que não seja o XE? Digamos, E:\Sistemas\SQL_BD_outros?
    Agradeço qualquer apoio.
    Muitíssimo grato e um grande abraço.

    Eustáquio Figueiredo
    Engenheiro Civil
    Estudante (de novo) de BD

  • Ola Gustavo, fiz a instalação no meu notebook e está funcionando corretamente mas quando conecto em outra rede não consigo acessar o banco pelo Developer, pode me ajudar com esse problema. Desde já agradeço

  • Syd Franco

    Olá Gustavo. Instalei tudo como você falou, mas instalei a versão 64 bits do Oracle 11g no meu computador por ele ser 64bits. Conecto normalmente no sqldeveloper, mas no visual studio eu não consigo conexão. Já instalei o ODAC 64bits também, mas ele dá erro ao tentar conectar dizendo que não pode rodar in 64bits com componentes do Oracle 32bits instalado. Li muitos artigos e agora estou perdido sobre a escolha entre 32 bits ou 64 bits… Mesmo que meu SO seja 64 bits vc acha melhor eu instalar tudo 32 bits mesmo?

  • Olá Gustavo, muito obrigado pelo tutorial!
    Gostaria de compartilhar que executei seu procedimento no Windows 10 e funcionou perfeitamente, sem quaisquer alterações.
    Parabéns pelo trabalho!

    Abs.

  • Vanderson Brito

    Gustavo instalei tudo, porém quando insiro a senha, me volta a mensagem Host de destino inatingivel. Pode me ajudar?

    • Guilherme Pinheiro

      Vá em serviços e inicie aqueles 2 serviços que foi definido como Manual no tutorial…

  • Abri o “Executar linha de comando” e fui tentar me conectar com o “system”, porém ele deu a seguinte mensagem: “ORA-12154: TNS:não foi possível resolver o identificador de conexão
    especificado”. Alguém poderia me ajudar?

    • Pedro Gozzi

      Olá! apareceu o mesmo erro para mim e ainda não consegui passar para o proximo passso.

  • Willany Thayse

    Está de parabéns =D

  • Muito bom conteúdo

  • Fabio Serafim

    Muito bom. Funcionou corretamente no windows 10.

  • Daniel Lima

    Tutorial simples e fácil. Obrigado pela postagem. Acabei de instalar no Win10.

  • Muito bom!

  • Dyego Crisostomo

    Olá Agradeço por esse post que foi muito bom, porem ao instalar conforme você descreveu nesse tutorial eu recebi o erro (ora-12638 Falha na recuperação de credencial) ao conectar via linha de comando com o comando connect system.

    Você teria alguma dica de como resolvo esse problema?

    Agradeço.

  • Ernesto

    muito obrigado, ajudou me bastante na instalação

  • Stênio

    Muuito bom!!
    Ajudou demais!

  • Consegui instalar e rodar o teste que tem nesse post. Utilizo a versão do windows 7 (home premium) 64 bits.
    Minha pergunta é: onde eu acho livros, textos de internet e o que for necessário para praticar e terinar?

  • Olá pessoal alguém poderia me dar uma luz, utilizo atualmente o win 10, já instalei por completo, já conectei o banco com a senha, porem no momento que vou iniciar, abre uma outra tela preta com as informações C:\windows\system32>, e não cosigo fazer mais nada….alguém poderia me ajudar….? grato

  • Daniel Lima

    Boa noite Albano… também faço uso do Win10, segui todos os procedimentos do site e não tive problema algum… mas quando você diz “…momento que vou iniciar…” seria inciar o que? Qual a versão do SQL Developer você baixou? Estou usando a Build MAIN-20.64. Versão 4.1.2.20

    • Olá Daniel, quando vou iniciar pelo “start database”, abre uma tela preta, e partir dai não consigo fazer mais nada, mas mesmo assim vou dar uma olhada na versão que baixei, valeu mesmo assim.

  • Marcos Alexandre Casagrande Filho

    Muito bom a matéria, fiz o banco de dados super rápido…Parabéns.

  • Luciano Santos

    Parabéns um dos melhores tutoriais de instalação Oracle com ferramentas que eu já vi produzido na internet.

  • Renato Teotonio

    Ola,
    acesso uma base Oracle via oracle client e o SO e windows 7 64.
    Para efeito de testes instalei o Oracle 11g xe na mesma maquina e a instalacao ocorreu sem problemas.
    Acontece que nao consigo me conectar ao XE de jeito nenhum. Ja tentei de variar formas (sqldeveloper, sqlplus, plsql,…) e o resultado e o mesmo, erro de listner.
    Tambem notei que ao tentar conectar o XE, este esta lendo o tnsnames.ora do client e nao o da sua pasta de instalacao, e desconfio que este seja o problema.
    Sera que voce poderia me ajudar?

    • Renato, quando você conecta no oracle ele lê o tnsnames.ora do client mesmo. Deve ser esse o problema.

  • Wellison Moura

    Cara gostaria de parabeniza-lo por este tutorial. Na minha opinião o melhor e mais bem explicado que já vi em toda minha vida. Foi de fundamental importância para mim que quero trabalhar na área de banco de dados e estou começando meus estudos e não sabia como treinar, ficava só na teoria. Meu nome é Wellison Moura e sou estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do 4º periodo. Meus parabéns pelo artigo e obrigado!!!

  • Adriano Freire dos Santos

    Boa Tarde Gustavo, tudo bem ? Atualizei o meu Windows 7 para o Windows 10. No Windows 10 todo esse procedimento ensinado anteriormente funciona ?

    Desde já agradeço, não sei nada de SQL, porém trabalho em uma empresa onde isso é utilizado e tenho que constantemente pedir para outros profissionais da área entrarem via remoto para resolverem diversos problemas que surgem ou para atualizarem algo. Não quero depender de ninguém, quero aprender ao máximo o SQL.

    Tenho aprendido bastante com o seu site !

    • Adriano, ainda não testei no Windows 10. Mas deve funcionar sim.

      • Guilherme Pinheiro

        Funciona normalmente

  • Jonathan

    Boa Noite
    eu tenho um note da Dell Windows 8
    Qdo eu vo copiar a path para criar linhas e tabelas do banco nao cola e aparece assim
    SQL >^V
    O QUE FAZER?

    • Guilherme Pinheiro

      Digitar na mão ou utilizar o SQL Developer, via terminal não tem Ctrl+V… ou tente usando o botão direito do Mouse, as vezes vai rsrs, Mas recomendo que instale o SQL Developer

  • Helton hcv

    Cara isso foi muito util para mim, agoro posso programar o meu banco de dado sem tela preta, muito bom cara , valeu mesmo.

  • Boa tarde,

    Segui seu tutorial e as diferenças foram em algumas atualizações, versões diferentes. Mas deu certinho, tudo instalado e funcionando como.
    Muito obrigada, muito bom!

    Valeu!

  • Arthur Neves

    Boa noite Gustavo,

    Realizei a instalação do Oracle XE e do Oracle SQL Developer e funcionou perfeitamente no meu Windows 8 64 bits. No entanto, quando fui acessar o Oracle SQL Developer o programa trava exibindo a mesangem “Não respondendo” sendo que tenho “matar” o aplicativo pelo Gerenciador de Tarefas. Realizei um teste e consigo conectar no banco pelo SQLPLUS.

    Tem alguma ideia do que pode ser feito. Já reiniciei o sistema e finalizei todos os serviços do Oracle e não adiantou.

    Obrigado

  • Adriano Zanette

    Boa tarde Gustavo!

    Muito bom seu tutorial segui e deu tudo certo agora depois dos programas instalados consigo fazer conecção com o netbens?

  • Falcão

    Gostaria de saber como utilizar a PL/SQL no ORACLE SQL DEVELOPER?

    • Guilherme Pinheiro

      Cria a conexão com a base que deseja;
      Conecta, aí vai abrir a tela de Query para digitar os comandos;
      Digite todos os comandos que deseja;
      Seleciona os comandos que quer executar;
      E clica no “Play” de executar Instrução;
      Ou, do lado do play, executa todos os comandos na sequência digitada.

  • Marlon Martins

    Simples e objetivo, essa é a ideia!
    Parabéns pelo artigo.

  • Nildo Marques

    Perfeito!
    Ótima explicação, fiz todo o processo e deu tudo certo.
    Obrigado Gustavo.

  • antonio

    Ótimo tutorial!
    Gostaria de aproveitar para pedir uma ajuda: depois de instalado não consigo configurar o acesso ao Oracle, pois a janela “Novo/Selecionar Conexão do Banco de Dados” não mostra as guias “Oracle” p/ preencher o nome host, porta, sid, etc. Alguém pode me dar uma luz.

  • Camila Ferreira

    Gustavo Help. Não consigo executar o connect system. Mensagem: Host de destino inatingivel

    • Guilherme Pinheiro

      Abre o prompt de comando do windows e executa esses 2 comandos (com ” e tudo):
      Comando 1:
      NET START “OracleServiceXE”
      Comando 2:
      NET START “OracleXETNSListener”

  • Guilherme Pinheiro

    Instalei, deu tudo certo, Windows 10 na sua Build de 2017… as versões de 2017 dos softwares Oracle, recomendo, e já respondi algumas dúvidas em baixo, quem tiver problemas, dá uma lida nos comentários que já deve ter a solução.

  • Vinicius Motta

    Fiz tudo conforme especificado na hora de realizar o connect system aparece a mensagem: ORA-12154: TNS: Não foi possivel resolver o identificador de conexão especificado, o que poderia ser?

    • Gabriel Silva

      Procura a pasta do Oracle no disco C, depois procura a pasta network(no meu fica dentro de product, só ir avançando), ai lá na network você abre a admin, abra o arquivo sqlnet.ora como editor de texto e muda esse NTS para NONE.