Eu vou te ensinar programação!

Desde quando eu criei o blog { Dicas de Programação } eu queria ajudar as pessoas a aprenderem programação. Acredito piamente que TODOS devem aprender programação. Independente da profissão que exerce, programação pode ser muito útil. Por isso nos meus posts aqui eu sempre me pergunto: será que o leitor que nunca criou um software conseguiria entender isso?

Me revolto com a forma com que programação é ensinado em muitas faculdades e cursos técnicos. Há exceções, mas a maioria desses cursos cospe a matéria em cima do aluno de qualquer jeito e pronto. Sei as dificuldades de pessoas, sem preparo prévio, que entram numa faculdade ou curso técnico na área de TI para aprender programação já se deparando com conteúdos avançados.  A culpa não é das faculdades e nem dos professores.

Durante a minha experiência profissional nesta área, percebi que as coisas que mais atrapalham os iniciantes é começar com linguagens de programação profissionais, sem antes entender os conceitos básicos de lógica de programação (coisa básica como ler e escrever que não é ensinado nas escolas), especialmente se a pessoa não sabe muito bem inglês.

Evidentemente em todas as salas de aula existe um desnivelamento de experiências entre os alunos com relação ao que está sendo ensinado. Também é natural os professores tentarem estimular a turma a ultrapassar limites. Como sempre tem uma parte da turma que já é um pouco mais experiente, os professores tendem a passar mais rápido pela parte básica, por ver que alguns alunos querem conteúdos mais avançados. É um dilema para o coitado do professor! Mas quase sempre o mais prejudicado é o iniciante que nunca teve contato com programação. Estes precisam de mais atenção.

Lógica de programação é uma disciplina básica como a matemática e português, mas não é ensinada na escola fundamental. E da mesma forma como as disciplinas básicas da alfabetização, é preciso muita prática para se aprender lógica de programação. Não basta uma passada rápida por este conteúdo. Você já pensou na dificuldade de um analfabeto para aprender a ler se um professor apenas desse uma passada rápida no que são vogais e consoantes e, em seguida mostrasse uma frase inteira esperando que o aluno a lesse? É isso que acontece com o iniciante em programação. Jogam-se todos os recurso da lógica de programação sobre o aluno e espera-se que ele já saia criando um super aplicativo.

Penso que todos devem aprender programação, mas vejo que esses iniciantes que dividem a sala com os mais experientes dificilmente terminam o curso, desistem e, por fim, pensam não serem capazes de aprender programação! Se este foi ou está sendo o seu caso, por favor não pense assim! O problema não é você, mas o sistema de educação que você percorreu a vida toda. Este não é só o caso da programação, outros assuntos básicos como educação financeira, negócios e empreendedorismo também não são tratados como deveria.

student-849825_1280

A minha revolta é que muitos alunos, muitos mesmo, saem dessas faculdades cheias de alunos $$, desistem de aprender programação achando que é muito difícil e se sentem incompetentes, burras ou incapazes de seguir o avanço tecnológico que estamos vivendo.

Revoltado eu assumi esta missão: Eu vou te ensinar programação! Mesmo que você nunca tenha feito um programa na vida, aprender programação mudará a forma como você enxerga o mundo e esta evolução tecnológica da atualidade. Independente da tua profissão, aprender lógica de programação te será útil.

Comecei este caminho criando um minicurso GRÁTIS de lógica de programação por e-mail.

Se quiser se inscrever neste minicurso gratuito, basta acessar este link e cadastrar seu e-mail.

Estou preparando um material para quem não sabe programação, o primeiro que lancei é este minicurso.

Eu vou te ensinar programação!
4.83 (96.67%) 24 votos
  • João Victor

    ola gustavo boa tarde!
    gostei da sua iniciativa acima de ensinar a programação, eu aprendi com c e tive bastante dificuldade sou iniciante ainda e pretendo seguir a area.Mas o que eu queria saber se area de programador é boa pois eu pretendo é criar um software ser empreendedor nao quero ficar subordinado a uma empresa no qual tem um projeto para uma criação de um sistema, os programadores criam mais quem fica o lucro é a empresa.o que vc me recomenda.

    abraçoss

    • Legal o seu pensamento de sair do “sistema”. Quanto a isso te indico esse livro: A Startup Enxuta

      Este livro vai te dar uma ideia de como empreender com tecnologia.

      Quanto à programação, é prática. Você pode se inscrever no meu minicurso para dar o primeiro passo.

  • Victor Palmerini

    Bem legal o blog, não conhecia e agora vou acessá-lo mais. Bom, eu não sou da área (faço eng. civil) mas acabei me interessando pela área após ter algoritmos em C na faculdade. Me identifiquei muito quando vc falou que a faculdade simplesmente joga o conteúdo na sua cara e fala “se vira”. Acho até bom fazer isso, desde que já tenha dado lógica e os alunos já tenham tido um contato com programação, mas não foi o caso. Isso é tão verdade que acabei trancando a disciplina no 1o semestre e só fui fazê-la no outro semestre, com mais calma. Foi aí que comecei a entender melhor os conceitos e me interessar mais. Aproveitando o comentário, eu queria saber o que vc me recomenda pra começar a entender melhor esse mundo, digo, por onde começar além de lógica de programação? Mesmo sendo um hobby, eu queria me aprofundar mais, tenho uma noção razoável de C mas queria explorar outras coisas, relacionadas principalmente a desenvolvimento de software e tals. Quem sabe eu não consiga aplicar isso à minha área não é mesmo?! Bom, parabéns pelo blog e pelo minicurso. Abraço

    • Obrigado Victor, gostei muito do seu comentário. Reflete exatamente o que estava pensando quando escrevi o post.
      Quanto à sua dúvida. Acho que vc deveria aprender bem lógica de programação um pouco de HTML, CSS, e JavaScript. Isso já vai te dar uma boa base pra criar aplicativos inovadores aplicados à sua área.

      Bons estudos.

  • Salim

    Boa Gustavo . Tenho 16 anos e sempre gostei de informatica , computadores , tecnologia etc. Sou iniciante nessa area de programação , me interessei bastante e pretendo me focar só nessa area , pois vou fazer faculdade de ciencias da computação no futuro . Estou tendo dificuldades , mas sei que isso é normal . Eu tenho uma meta , prometi a mim mesmo que até o final desse ano ja estarei sabendo de muitas e muitas coisas e criando softwares , continue postando conteudo e dicas pois me ajuda e MUITO . Obrigado

  • Passei muito por isso no começo da faculdade de Ciência da Computação! Na minha sala já existiam programadores profissionais, amadores, iniciantes e eu, que não sabia nada ou quase nada… A lógica de programação só começou a fazer algum sentido real para mim quando foi chegando pelos últimos semestres e às vezes ainda peno um pouco com isso! Lembro que reprovei o semestre de Redes… Sim, redes! Porque não entendia o que o professor falava e algumas pessoas na minha sala, que não eram muitas, pois muita gente já tinha desistido, eram analistas de suporte ou de redes e já trabalhavam nisso… Tenso… Muito legal seu post, Gustavo! Parabéns! Até mais!

  • wellington gonçalves ferreira

    OLÁ comecei a três meses fazer um curso básico de programação e a verdade é essa mesmo na qual você falou o conteúdo e metodologia de ensino não me agrada é muito superficial e por mais que eu me esforce para adquirir de outras fontes de estudo para melhorar meu desempenho não consigo me adaptar com a maneira na qual eu estou aprendendo durantes as aulas que eu faço eu me sinto como um boneco de fantoche só fazendo aquilo que é pedido mas não conseguido desenvolver nada sozinho pois isso não é explorado dos alunos já pensei em desistir do curso mais a verdade é que essa é a área na qual eu quero seguir carreira apesar de ainda não ter condições para ingressar em uma faculdade tenho milhares de duvidas sobre em qual entidade devo entrar pois no curso já tive uma prévia do que irei encarar ainda estou estudando com o pascal que é um compilador bem básico imagine em outros se nesse eu já estou tendo dificuldades, comecei a me interessar por programação pois a 3 anos atras eu tive algumas ideias de aplicativos mais como estava com outros projetos na área têxtil não fui adiante quando passado um tempo descobrir que construíram um app exatamente como eu queria na qual era de mobilidade urbana fiquei triste pois perdi uma grande oportunidade e feliz também pois vi que a minha ideia não era tão absurda quanto eu pensava, como ainda tenho mais ideias de aplicativo e jogos tomei a atitude de fazer um curso mais infelizmente não está me satisfazendo por isso quero parabeniza-lo pelo seu projeto de ensinar os mais leigo para quem tiver a vontade de ingressar em uma faculdade não chegue com as mãos vazias vou me inscrever no seu curso para me aprimorar na área e quem sabe no futuro o meu projeto de app e startup eu possa fazer uma nova postagem aqui no blog para os futuros empreendedores na área de software valeu

  • Sigma

    Gostaria de saber se o curso por e-mail ainda está ativo. Sempre gostei de programação, mas nunca tive chance de aprender devido a questões financeiras e locais.

    • Está ativo sim. É gratuito, basta se cadastrar que os emails com as lições serão enviados automaticamente.

      Bons estudos!

  • Bruna Colores

    Você é muito PHODA! O mundo precisa te conhecer, é muito nobre seu pensamento!!! sua história!!!
    Estou super aprendendo com vc! Uma ótima inspiração de como saber ensinar com o coração