Há um robô em você!

Para muita gente que acabou de descobrir este mundo do desenvolvimento de softwares, lógica de programação parece coisa de outro mundo. As pessoas ficam batendo cabeça com algoritmos tentando entender aquele monte de código que, a princípio, não quer dizer nada. Mas o segredo para aprender programação sem sofrimento está dentro de você!

Desde criança você aprende lógica de programação! Lembra quando a sua mãe te deu aquela bronca: “Não põe o pé sujo no sofá, moleque! Senão você vai apanhar!”

Você acaba de aprender a estrutura de controle mais básica da lógica de programação SE-ENTÃO-SENÃO e de quebra um operador lógico E.

SE “meu pé tá sujo” E “eu colocar o pé no sofá” ENTÃO

Minha mãe vai me bater!

SENÃO

Posso assistir o meu desenho animado tranquilo.

FIM-SE

E quando você prendeu fazer multiplicação? O(a) professor(a) te ensinou a fazer repedidas somas. Não foi? Você aprendeu a fazer uma estrutura de repetição.

Em muitas situações que vivenciamos e problemas que resolvemos inconscientemente nós usamos lógica de programação sem saber.

Quando toma banho, você executa um passo-a-passo para lavar o cabelo que no final terá como resultado o seu cabelo lavado. Por hábito, você nem pensa muito para executar cada passo desta atividade. Você fez essa atividade em modo automático.

Uma parte de você é um robô

Nosso cérebro é um órgão muito preguiçoso. Ele quer delegar tudo! Tudo que não precisa “pensar” para fazer ele tenta delegar. Por exemplo, você já pensou na complexidade que é conseguir andar? Manter o equilíbrio, movimentar cada músculo do corpo de forma síncrona, manter o seu centro de gravidade dentro da sua base, etc. Já imaginou se tivesse que pensar cada movimento do seu corpo conscientemente? Uma parte de você faz isso tudo isso sem você precisar pensar.

há um robo em você

A respiração é completamente automática, as batidas do seu coração também. Levante o braço, e pense por um instante todos os músculos que se movimentaram, já pensou se você precisasse pensar para fazer isso?

Algumas atividades você já nasceu fazendo por instinto, mas algumas outras você precisou “aprender”. Durante a sua vida você foi ajustando o seu algoritmo “andar”, “escrever”, “digitar”, “dirigir” para que a parte “robô” de você executasse esses algoritmos inconscientemente.

Uma parte de você é um robô que apenas executa atividades “sem precisar pensar”. Com o computador é a mesma coisa. Se ele receber as instruções, ele vai executá-las. Computador não pensa, apenas faz o que a gente manda.

Aliás, existem várias pesquisas e discussões a respeito disso, mas o homem ainda não conseguiu fazer um computador que pensa como um humano. Tudo que o computador faz é executar algoritmos. Mas essa discussão não é o foco deste post.

Você fez algoritmos a vida inteira

O que quero que você perceba é que, na verdade, você já sabe lógica de programação. Durante toda a sua vida, você fez ajustes nos algoritmos que são executados pelo robô que há em você. Esses algoritmos são os hábitos.

Uma forma muito interessante de te ajudar a aprender programação é identificando os hábitos que foram programados em você durante toda a sua vida.

Os seus hábitos funcionam assim:

Estímulos (ou gatilhos) -> Rotina -> Recompensa

Desenvolvimento de softwares também se resume a esse processo, com pequenas modificações de interpretação.

Entrada de dados -> Processamento -> Resultado

Basicamente, todo programa de computador se resume a isso: Entrada de dados -> Processamento -> Resultado

Por exemplo, quando você envia uma mensagem pelo Whatsapp:

  • Entrada de dados: a mensagem e o toque no botão enviar.
  • Processamento: Empacotamento, envio da mensagem e recebimento pelo app da outra pessoa
  • Resultado: Mensagem recebida pelo receptor e notificação de “mensagem enviada” para o emissor.

Percebeu? Agora é com você! Identifique os hábitos que você programou em você durante toda a sua vida e que hoje são executados automaticamente pelo “robô” que há em você. Existem hábitos bons e hábitos ruins. Uma boa indicação de leitura para você se quiser modificar seus hábitos e trocar os hábitos ruins por hábitos bons é o livro O Poder do Hábito.

>> Se quiser comprar o livro O Poder do Hábito clique AQUI

Minicurso GRATUITO de Lógica de Programação

Recentemente eu abri inscrições para o meu minicurso GRATUITO de lógica de programação. Neste minicurso as aulas são enviadas para o seu e-mail e sempre tem exercícios para você resolver. Eu dou um tempo para você tentar resolver o exercício e envio a minha solução para o seu e-mail.

Tenho recebido muitos e-mails de agradecimento sobre o minicurso e fico muito feliz em poder ajudar tantas pessoas. Acredito que programação deve ser aprendido por todo mundo.

Se você tem interesse em aprender lógica de programação, te convido a se inscrever gratuitamente neste minicurso. Basta acessar o link abaixo e cadastrar o seu e-mail. As aulas serão enviadas para você automaticamente no seu e-mail.

>> Clique AQUI para se inscrever no minicurso de lógica de programação

Aproveite enquanto é gratuito e se inscreva!

Há um robô em você!
4.27 (85.33%) 15 votos
  • Emanuel de Jesus Santos

    Boa tarde ! me inscrevi hoje no mini curso de programação,ja acessei a 1 aula,como eu tenho acesso as outras aulas,visto que o link da 1 primeira é sempre redirecionada para ela mesma?