O curso de programação Playcode é realmente bom?

A muito tempo eu acompanho cursos e metodologias de ensino de programação para pessoas que nunca tiveram contato com desenvolvimento de softwares.

Programação é uma nova disciplina básica da alfabetização moderna, assim como ler, escrever e fazer contas. Programação deveria ser ensinado na infância. Por ser um conhecimento muito requisitado no mercado de trabalho hoje em dia, muita gente se interessa por programação e se matricula em cursos técnicos e faculdades de tecnologia.

Mas eu sei que muita gente tem dificuldade para aprender a programar e sei também o motivo. O problema é que quem já sabe programar dificilmente sabe transmitir conhecimento sem falar tantos termos técnicos, que para quem ensina é básico, mas para quem está aprendendo é uma coisa de outro mundo.

Ensino X Mercado de trabalho

O mercado de trabalho tá explodindo de vagas para programador e todo começo de ano é a mesma coisa… Salas e salas de aula de cursos de graduação em tecnologia (Sistemas de Informação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Redes, Programação para Web, etc) lotadas de alunos querendo entrar nessa área que é tão requisitada pelo mercado, mas no semestre seguinte … Cadê o povo?! Mais da metade desiste!

Fonte:  Wonderlane

Fonte: Wonderlane

Isso mesmo! Mais da metade desiste no primeiro semestre! Mas o que me deixa revoltado, é que esses alunos saem pensando que são incompetentes, que não conseguiram aprender programação porque são burros. Já vi muita gente (muita gente mesmo) que desistiu da faculdade por não conseguir aprender programação e diziam: “Eu sou muito burro pra aprender programação“. Mas não! O problema não é do aluno! O problema é a metodologia de ensino!

Nas faculdades o conteúdo é jogado na cara do aluno e ele que se vire! Mas com programação tem que ser diferente… Aprender programação é como aprender a ler e escrever. Precisa de um tutor. Claro que é possível aprender sozinho, mas a maioria das pessoas precisa de alguém pra ensinar de fato a dar os primeiros passos com a programação.

Mas, assim como eu, um amigo meu se preocupa com essa estatística ruim. O nome dele é Harlley Oliveira, ele já deu aula em várias faculdades, viu de perto a dificuldade desses alunos, e adquiriu uma grande experiência em ensinar programação, especialmente para iniciantes!

O curso de programação Playcode

Curso de programação PlaycodeO Harlley criou uma metodologia única de ensino de programação com uma didática incrível e lançou um curso de programação para iniciantes chamado Playcode.

O curso de programação Playcode é dividido em 12 módulos com vídeo teóricos e práticos e o mais importante: Muito exercício e desafios!

Clique aqui para conhecer o curso de programação Playcode!

Um dos desafios é você criar um aplicativo DO ZERO aplicando tudo que você aprendeu durante o curso. Também é interessante o fato do curso ser totalmente online e que você poderá estudar no seu ritmo. Aprendendo e aplicando cada conceito aprendido em cada módulo do curso.

Eu gosto muito da metodologia Playcode, porque o aluno aprende lógica do básico, e o curso insere o aluno em uma das linguagem mais usadas no mercado, o PHP, sem fazer o aluno sofrer para decorar comandos. Você aprenderá Lógica de Programação, HTML, javascript, CSS, e um monte de macetes e truques que programadores experientes usam todos os dias.

O que é ensinado em um ano em uma graduação, o Harlley ensina em 12 semanas no curso Playcode! E pelo preço que se pagaria em um ano de curso em uma faculdade, posso dizer que o curso Playcode está praticamente de graça! Sem contar os bônus que ele oferece!

#ficaadica

O curso de programação Playcode é realmente bom?
4.29 (85.71%) 21 votos
  • Ricardo

    Boa dica, Gustavo!
    Eu acesso o Codecademy.org. Já deves ter ouvido falar e agora também tem uma versão em português.
    Tem também a Khan Academy, mas esta última eu nunca acessei (apesar de ter ouvido bons comentários). Me parece que a Khan também já está em português, mas se não estiver, pelo menos a gente já aprende por tabela o inglês.

  • Valeu pela dica!!! o Site está de Parabéns!!

  • michael vinicius

    legal