Programador só escreve códigos?

Muita gente inicia a carreira na área de desenvolvimento de softwares pensando que programador é a pessoa que domina uma ou mais linguagens de programação e consegue criar softwares. Se você pensa assim, está completamente enganado.

Um dos motivos que me fizeram escolher estudar engenharia era a possibilidade de mudar a minha visão em relação a como tudo funciona, como as coisas acontecem. Eu percebo que isso aconteceu na minha vida. E esse também é o motivo de eu ser apaixonado por desenvolvimento de softwares. Trabalhar com desenvolvimento de softwares exige que a gente entenda o domínio onde o software vai atuar.

Esse é, na verdade, o grande diferencial das pessoas que estão concorrendo a uma vaga de emprego. As pessoas acham que o mais importante é dominar linguagens e tecnologias, enquanto o principal é saber levar a tecnologia para ajudar no processo de negocio do cliente. Neste contexto, conhecer o negócio é mais importante que conhecer uma linguagem de programação a fundo.

Programar não é só escrever códigos

Programador é mais que apenas um … Programador

Programador não é uma maquina que transforma café em códigos! Aliás, contratar programador de linguagens já estabelecidas no mercado é tão simples quanto contratar uma faxineira. Na Índia se “chutar uma moita” sai um programador PHP, Java ou .Net que trabalha a preço de banana.

Quem deseja seguir carreira como programador deve, antes de tudo, gostar de aprender. Não digo aprender só tecnologia, digo aprender principalmente negócios. Negócios de todo tipo: mineração, logística, marketing, supply chain, aviação civil, processos jurídicos, impostos, comércio etc.

Isso é o mais fascinante nesta profissão. Apos 10, 15 ou 20 anos de trabalho nessa área o profissional provavelmente já atuou em dezenas ou mesmo centenas de tipos de negócios diferentes.

No final das contas o código que escrevemos não tem tanto valor para o cliente quando o papel que o software desempenha em um negócio. Não digo que o código não tem valor, muito pelo contrário, o código que você produz pode também gerar prejuízo para o cliente caso a manutenção seja muito difícil. Por isso, a qualidade do código deve ser uma de suas maiores preocupações.

Além do mais, você não quer que o programador que vai dar manutenção no seu código saia xingando sua mãe por aí, né?

Você deve falar a linguagem do cliente!

Se você já trabalha com programação vai entender a situação: Quantas vezes você já pensou que seria bem mais fácil se o seu cliente soubesse interpretar um modelo de dados ou uma arquitetura cliente/servidor? Não seria mais simples conversar numa linguagem mais técnica? Acredite, os nossos clientes pensam da mesma forma quando têm que nos explicar alguma coisa sobre o negócio deles. Pensam: “Como seria melhor se esses programadores entendessem o que eu quero dizer sem que eu precisasse explicar de uma forma tão burra!”

É o cliente que paga o seu salário! É sua obrigação aprender a linguagem dele, não ele a sua.

Claro que é importante aprender coisas técnicas, mas também é muito importante aprender o domínio. Isso serve também para avaliar em que área você vai investir. Da mesma forma que você escolhe uma linguagem de programação pra aprender, paralelamente você também deve escolher uma área de negócio para estudar e investir seu tempo. Pense nisso.

Programador só escreve códigos?
4.65 (93.02%) 43 votos
  • Ronan Monteiro

    Muito bom Gustavo… tem toda razão. Abraço !

  • Mais pessoas deveriam pensar assim… kkkk

  • Belíssimo texto! 🙂

  • poxa verdade cara , eu pensava que eu so precisaria dominar umas linguagens e pronto ! vlw aprendi muito

  • Joelson Silva

    Muito bom!

  • Texto interessante, embora eu discorde em alguns pontos.
    Sou programador, e sofro incessantemente com uma de minhas tarefas na empresa: planejamento com o cliente. Programador não é quem deve entender do negócio do cliente, embora isto seja desejável. Quem deve entender do negócio é o Analista de Sistemas, que hoje, está mais para Analista de Negócio. Este sim, é um profissional que dedica sua vida para uma tarefa complicada que é modelar uma solução para cada tipo de cliente.
    Pedir ao programador que o mesmo domine além de linguagens de programação, que tomaram boa parte do tempo de sua formação, também questões de gerenciamento de negócio, e ainda mais de vários negócios, como é meu caso, é um abuso. E o pior é que acontece muito hoje em dia.
    Sou adepto da filosofia de que programador não deve lidar/falar com o cliente, embora eu tenha de fazer isto na empresa que trabalho. É extremamente extressante, pois embora ganhe um salário mínimo de programador, executo tarefas de Gerencia de Projeto e Análise de Sistemas.

    Concordo que programador que só programa não tem muito valor e não deve ter. Mas não podemos esquecer que Analistas de Sistemas e Analistas de Negócio têm de cumprir sua parte para que a solução seja bem executada e implementada.

    • Eduardo Fernandes

      Fica o meu apoio para este comentário

  • Ricardo

    Concordo contigo, Gustavo. O programador que não quer conversar com ninguém da Organização e não busca (ou não quer) entender o negócio do cliente é como um servente de obras que não se interessa em saber o porquê de cada tijolo, cada viga, cada tubulação colocada na obra — só se preocupa em carregar carrinho de mão pra lá e pra cá… Infelizmente, nunca vai crescer e só será valorizado quando a oferta de programadores “de unha” for realmente baixa no mercado.

  • Genis Lopes

    Olá! Sabe programar para aplicativos Android? Tenho algumas ideias inovadoras e rentáveis mas não sei programar!

    • E por que não aprender programação?

      • Genis Lopes

        Eu tenho 52 ideias em áreas diferentes se eu for me aprofundar em cada vou levar 50 anos, embora goste muito de programar parei antes do java e html5, preciso apenas ler e acompanhar, obrigado pela dica!

    • eduardo

      Genis, falo em nome da Edge Aplicativos, desenvolvemos aplicativos nas mais diversas plataformas.

      Podemos te ajudar a tirar sua ideia do papel.

      Entre em contato com a gente.

      Essa é nossa página: https://www.facebook.com/EdgeAplicativos/?fref=nf

      Esse é nosso site: http://www.edgeaplicativos.com.br/

      • Genis Lopes

        Media de valores?

  • Júlio Felipe Camurça

    Como faço para programar aplicativos android? Tem alguma dica de programa?