Quer ser programador? Aprenda inglês!

Não tem conversa, se você quer trabalhar com programação, você tem que saber inglês! Não precisa ser fluente de início, mas você precisa ler e também escrever em inglês.

Se você não gosta de inglês, você deve criar motivos para gostar de inglês. Vou explicar isso e neste post vou te dar algumas dicas de como você pode aprender inglês sem sofrer.

Se você não gosta e nem pretende gostar de inglês, desista da carreira de desenvolvedor de softwares. Isso é sério! Impossível ser programador sem saber inglês, pelo menos leitura. Mas se você sonha em se tornar um desenvolvedor de softwares e ter uma carreira de sucesso, este pode ser o grande motivo que fará você amar aprender inglês! Quer saber como?

We Want You To Develop Softwares

Crie motivos para aprender inglês

Quando a gente faz o que gosta, trabalhamos com amor e dedicação. Não existe cansaço ou desânimo quando fazemos o que gostamos. Vou dar um exemplo.

Imagine que você acabou de chegar do trabalho (que você não gosta) cansado e estressado, sem energia pra fazer nada. Você não vai estudar inglês, certeza! Você não está com saco pra estudar uma coisa que você não gosta. Certo? Mas e se o seu filhinho de 3 aninhos vier correndo, abraçar a sua perna e dizer “Papai, papai! (Ou mamãe) Vamos brincar de esconde-esconde?”, o que você faria? Você empurraria o seu filho e diria “Sai pra lá moleque! Tô cansado, deixa eu descansar!”? Você faria isso? Eu respondo: Não há chance de você dar essa resposta pra ele! Você, mesmo cansado de um árduo dia de trabalho, deixaria tudo e ia brincar com seu filho! Por quê? Porque seu filho é prioridade pra você. Não há cansaço que faça você não abraçar o seu filho!

abraçar o filho

Quando você quer muito uma coisa, ela vira prioridade para você. Se você quer muito ter uma carreira de sucesso como programador, estudar inglês todo dia é “abraçar o seu filho” após o dia de trabalho, e não há cansaço que faça você não abraçar o seu filho estudar o inglês. Entendeu? Assim como um filho, o inglês vai virar parte do seu pensamento o tempo todo. O inglês deixa de ser uma coisa que você TEM que aprender (obrigado) para ser uma coisa que você QUER aprender. Você passa a gostar de aprender inglês. Porque você quer muito ser desenvolvedor de softwares e ter uma carreira de sucesso.

5 dicas para aprender inglês

Aprender inglês, assim como qualquer língua estrangeira, é um trabalho que envolve hábito. Não adianta estudar inglês um dia inteiro e ficar uma semana sem aprender nada novo de inglês. Tem que ser diariamente! Você precisa desenvolver o hábito de estudar inglês. Abaixo eu dou 5 dicas para você colocar o inglês no seu dia a dia.

Dica 1: Instale o jogo Duolingo no seu Smartphone

duolingo-iPadSabe aqueles joguinhos viciantes de smartphones? As pessoas perdem um tempo gigantesco com esses joguinhos, talvez você seja uma delas. Que tal você se viciar em um jogo de aprender inglês ao invés de outros joguinhos inúteis? O Duolingo é esse joguinho. Nele você tem que acertar palavras, frases, escutar e até falar em inglês para conseguir pontos e passar as fases. Quando você adiciona amigos, aí o negócio fica sério (rs) e se torna uma competição. Convide seus amigos! Você pode colocar o Duolingo em algum momento da sua rotina e pode colocar ele no lugar daquele joguinho inútil e viciante, aí você joga o Duolingo no ônibus, no metrô, quando acordar, na hora de dormir, na hora do almoço, etc. Na hora que você jogaria o joguinho inútil.

Um estudo independente conduzido pela City University de Nova York e pela Universidade da Carolina do Sul, concluiu que, em média, 34 horas de Duolingo equivalem a um semestre universitário de estudos de um idioma.

Tem muitos outros idiomas no Duolingo, mas o foco aqui é inglês, então esqueça os outros idiomas por enquanto.

Que tal começar agora e fazer 10 minutinhos de duolingo por dia? Te desafio a fazer 10 dias de ofensiva! Ah! O Duolingo é gratuito. Então não tem desculpa! Tem pra Android, iOS e WindowsPhone. E se quiser me adicionar no duolingo pra gente ver quem vai mais longe, meu perfil é esse: https://www.duolingo.com/gustavo.foa

O jogo tem muitas coisas legais, uma delas é que ela consegue identificar as fases que você tem dificuldade (com base nos seus erros) e com o passar do tempo você precisará reforçar aquele assunto.

reforço duolingo

Importante! Você não precisa ter um smartphone para usar o Duolingo, você pode acessar duolingo.com e jogar online.

Dica 2: + 6 Aplicativos para aprender inglês

Continuando o mesmo assunto da dica #1 vejamos mais 6 aplicativos gratuitos que você pode instalar no seu smartphone para estudar inglês todos os dias e em qualquer lugar.

  1. VOA Learning EnglishVoice Of America é um aplicativo onde você poderá ler textos e acompanhar a leitura sendo feita por falantes nativos americanos. Este app também traz vídeos, programas de rádio, artigos históricos sobre os EUA, etc. Links: iOS e Android
  2. Johnny Grammar’s Word Challenge: Esse app é uma corrida contra o relógio, você tem 60 segundos para responder o maior número de perguntas, são 3 níveis (easy, medium e hard) e vários tópicos. Links: iOS e Android
  3. Learn English Grammar: App muito bom para praticar gramática. Tem versão para inglês americano e para inglês britânico. Links: iOS e Android (Inglês americano) | iOS e Android (Inglês britânico)
  4. PhrasalStein: App para aprender phrasal verbs. Links: iOS e Android
  5. Memrise: App para aprender e memorizar novas palavras. A ideia deste app é que você consiga memorizar palavras com coisa engraçadas. Links: iOS e Android
  6. Letroca: Jogo educativo de raciocínio onde você combina as letras disponíveis para formar palavras do vocabulário inglês. É mais um joguinho viciante para aprender inglês. Links: iOS e Android

Dica 3: Leia o assunto que você gosta em inglês

leituraQual o assunto que você mais se interessa (fora programação)? Que tal aproveitar os conteúdos que você consome sobre o seu assunto preferido e ler em inglês? Você pode escolher coisas que você gosta, como cinema, esportes, culinária, economia, finanças pessoais, revistas em quadrinhos, etc. Qualquer coisa que você goste e queira ler. Aí você lê esse conteúdo em inglês, seja em livros sobre o assunto, sites, revistas, ou qualquer fonte de conteúdo em inglês.

Você pode ler com um dicionário (Ou google translator) do lado para ir traduzindo no início, com o tempo você precisará recorrer menos ao dicionário. O interessante é que chega uma hora que você estará lendo tão bem em inglês que ficará na dúvida se um determinado conteúdo era inglês ou português depois que você leu. “Caramba! Aquele post interessante sobre *** que eu li ontem era em inglês ou português?”. Ou seja, você entendeu o que o post dizia, mas não se lembra o idioma que o post estava escrito.

A leitura em inglês deve ser um hábito diário. Se você acorda e lê notícias na internet, leia notícias em sites americanos, exemplo: The New York Times, The Wall Street Journal, BBC News, etc..

Se você gosta de livros, leia livros em inglês!

Reserve um tempo do seu dia para ler inglês. Leia algo que você queira, não estou falando de coisas técnicas! Ao ler algo que você gosta e se interessa pelo assunto, você não vai considerar isso obrigação, e vai fazer até nas horas vagas e fins de semana. Lembra do “abraçar o seu filho”?

Dica 4: Assista filmes em inglês (com legendas)

assistir filmesAssistir filmes, seriados e até notícias em inglês é uma ótima maneira de aprender inglês. E você pode configurar o nível do inglês que você quer praticar. Iniciante pode colocar o audio em inglês e a legenda em português ou o contrário. Intermediário pode colocar o audio em inglês e a legenda também em inglês. E avançado ou fluente pode colocar o audio em inglês sem legendas.

O legal dos filmes e seriados é que são diálogos mais curtos e a parte visual ajuda a compreender o contexto. Para aprender inglês você pode ver o mesmo filme ou capítulo do seriado várias vezes.

Dica 5: Aprenda inglês com músicas!

escutar músicaSe você gosta de música, por que não usar música para aprender inglês? O legal das músicas é que escutamos várias vezes e quando a gente aprende as expressões e vocabulário elas ficam bem mais interessantes. Melhor ainda é cantar as músicas pra praticar a fala.

Então, pegue as suas músicas preferidas em inglês, leia a letra, entenda o significado, escute a música lendo a letra, cante e decore a música.

O inglês na vida do programador

Aqui no { Dicas de Programação } eu procuro facilitar a vida de quem nunca programou, inclusive escrevendo algoritmos e exemplos em português usando o Visualg. Mas você precisa saber e aceitar a verdade: pra ter uma carreira de sucesso como desenvolvedor de softwares você precisa saber inglês!

Todas as linguagens de programação profissionais são em inglês. As ferramentas que nós, programadores, usamos são em inglês. Os projetos opensource que estão no github (inglês), que podem ser usados para aprender programação, para criar um portfólio de colaboração e ser contratado por grandes empresas (apple, google, microsoft, etc.), são em inglês. Os erros que você recebe na hora de programar, são em inglês. As respostas para estes erros, se você não conseguir sozinho, estão na internet pois provavelmente alguém já passou pelo mesmo problema, mas está em inglês.

Isso é muito sério! Saber lógica de programação é básico e inglês também, embora saber inglês não seja um pré-requisito. Você pode começar a aprender programação sem saber inglês (eu sou prova disso), mas se quer a melhor dica que eu poderia dar neste blog: aprenda inglês, crie motivos e uma rotina para aprender inglês. Sem inglês a sua carreira não vai chegar a lugar algum.

Acredito que você já esteja convencido que precisa aprender e praticar inglês. Dei algumas dicas, mas é você a parte principal deste processo, se você não tiver paixão o suficiente pela sua carreira e não abraçar o seu filho criar motivos para viver inglês no seu dia a dia peço que invista seu tempo em outra carreira.

E aí? Qual tática você usa para aprender/praticar inglês na sua rotina? Comente aí em baixo!

Quer ser programador? Aprenda inglês!
4 (80%) 45 votos
  • Tatiane

    Muito bom o post Gustavo.
    Uma das coisas que eu faço para praticar o inglês é combinar com algumas pessoas (que tbm queiram treinar) de conversar apenas em inglês pelo menos nas msgs (skype, whastapp) é uma maneira de me manter em contato com a língua!!!
    Mais uma vez, parabéns!!!

  • Carlos

    Escuto 30 minutos de audio-aulas Pimsleur por dia.

  • Rodrigo Lima

    Vou começar a estudar amigo obg pelo incentivo.

  • CARA MUITO BOM MESMO, EU ESTOU INICIANDO TECNÓLOGO EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E AO LER SUA MATÉRIA MINHA MENTE SE ENCHEU DE DESEJO DE QUERER ME ENVOLVER MAIS E MAIS NESSE JOGO DO FUTURO . PARABÉNS PELA MATERIA TENHO CERTEZA QUE TEM AJUDADO MUITA GENTE A ESCLARECER DUVIDAS .

  • Muito obrigado pela dica… sem comentários!!!

  • Não consigo encontrar nenhum filme/seriado em inglês em que ao mesmo tempo ofereça legendas em inglês, nem na netflix tem essa opção…