As 10 linguagens de programação mais requisitadas pelo mercado

Muita gente me pergunta qual linguagem de programação deve estudar. Eu sempre respondo a mesma coisa. É você quem deve decidir isso. Pergunte a si mesmo, qual é o seu objetivo? Dependendo do que você quer, uma linguagem de programação é mais indicada que outra.

A maioria das pessoas pensam em aprender a programar para entrar no mercado de trabalho e conseguir um emprego. De acordo com o escritório de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos, empregos para programador devem crescer a uma média de 8% pelos próximos sete anos.

Para ajudar você a escolher uma linguagem para estudar esse ano, fiz uma lista das dez linguagens das programação mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Conheça um pouquinho sobre cada uma delas.

1. Java

Java é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. A primeira versão da linguagem foi lançada pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente pertence à Oracle. É uma linguagem Orientada a Objetos e a principal linguagem de programação utilizada para desenvolver aplicativos para tablets e smartphones da plataforma Android. Também muito utilizada para desenvolvimento Web.

2. Javascript

Quase todas as páginas da internet tem um código em javascript. Costumo dizer que enquanto o HTML é a linguagem que estrutura uma página e o CSS a deixa bonita, o javascript faz a página funcionar. Todo programador web deve aprender javascript independente da linguagem utilizada no “backend”. Essa linguagem é responsável por executar scripts do lado do cliente, sem a necessidade de passar pela interpretação do servidor.

3. PHP

O PHP é a linguagem de programação mais usada no backend de sites. Tem gente que ama e tem gente que odeia, mas a verdade é que a maioria dos sites da internet são feitos com PHP. Isso se deve, em grande parte, aos gerenciadores de conteúdo (CMS) mais usados no mundo, tais como WordPress, Drupal, Joomla. A maioria dos blogs que você encontra na internet usa um desses gerenciadores de conteúdo. O próprio { Dicas de Programação } utiliza o PHP, pois foi feito com o CMS WordPress.

4. C#

O C# é a linguagem principal quando se fala de Microsoft. Desde serviços e plataformas web a dispositivos móveis que utilizam Windows Phone. Também é uma das linguagens usadas do motor gráfico de desenvolvimento de jogos Unity é o C#. Se você quer programar para Windows 7, 8, 10, etc. aprenda C#.

5. C

Muito rápido e poderoso, o C é utilizado para criar softwares para sistemas embarcados. Criada em 1972, muitos sistemas operacionais foram desenvolvidos em C e até os dias de hoje a linguagem continua sendo muito usada para desenvolvimento de sistemas operacionais, aplicativos, games e integração com o hardware. Empresas aeroespaciais e de telecomunicações utilizam muito o C. Aliás, um dos ramos que mais tem crescido em oferta de emprego para programadores é a telecomunicações. Vale a pena aprender!

6. C++

O C++ é considerado por muitos como a melhor linguagem para desenvolvimento de softwares para desktop e jogos que exigem bastante hardware. É o aprimoramento da linguagem C com elementos da orientação a objetos.

programar7. Python

O Python é excelente para quem está começando. É uma linguagem que serve pra quase tudo e nos permite trabalhar mais rápido e integrar sistemas de forma eficaz. Python é livre e de código aberto, multiplataforma, orientada a objetos e de alto nível. Grandes empresas utilizam Python para tarefas críticas, tais como Google, Youtube e Netflix.

8. Objective-C

Esta é a linguagem principal para a plataforma da Apple como IOS e OS X. É uma linguagem de programação flexiva orientada a objeto que usa transmissão de mensagens no estilo Smaltalk e C. Como IPhone e IPad vende bastante, aprender Objective-C é uma boa opção para entrar no mercado de aplicativos mobile.

9. Ruby

O Ruby é uma linguagem simples de aprender, elegante, focada na produtividade, incrivelmente poderosa e totalmente livre. Ficou mais famoso pelo seu uso na internet através do framework Ruby on Rails, mas o Ruby pode ser usado para muitas outras coisas e a demanda por programadores de Ruby vem crescendo bastante nos últimos anos.

10. Visual Basic

O bom e velho VB ainda é muito utilizado para desenvolvimento desktop. Já vi muito software escrito em VB e embora muita gente acha que vem perdendo mercado, para o C# por exemplo, ainda tem muito sistema em VB que precisa de manutenção.

Conclusão

As vezes quem está começando pode se sentir confuso na hora de escolher qual linguagem investir tempo para aprender para entrar no mercado de trabalho.

Neste artigo eu quis apresentar as linguagens que são mais requisitas pelos mercado de trabalho. É importante ressaltar que a ordem em que listei essas linguagens não representa a ordem das mais requisitadas pelo mercado. Para isso existe algumas pesquisas como as do site Tiobe ou do Mashable. Mas creio que essa ordem pode variar dependendo da região.

Mas se você não sabe nada de programação e quer aprender para entrar nesse mercado de trabalho, sugiro que antes de se preocupar com a linguagem, aprenda lógica de programação.

Quer aprender programação? Saiba a melhor linguagem!

Para ajudar iniciantes em lógica de programação eu criei um minicurso GRATUITO de lógica de programação. Neste minicurso você receberá as aulas por e-mail e será instigado a resolver problemas práticos utilizando lógica de programação. Também envio minhas soluções para os exercícios por e-mail, desta forma você pode tentar resolver sozinho e comprar a sua resposta com a minha.

>> Quero me inscrever no minicurso GRATUITO de lógica de programação!

E você, já escolheu qual das linguagens vai aprender este ano?

As 10 linguagens de programação mais requisitadas pelo mercado
4.53 (90.59%) 185 votos
  • Gustavo, primeiramente, parabéns pelo blog, é ótimo para quem está começando.
    E quanto ao Delphi? Não sei se é uma linguagem que está sendo retirada de mercado, mas aqui
    no interior de SP, boa parte de empresas contratantes requerem Delphi como requisito.
    É interessante estudar uma programação que vem perdendo espaço?

    • Olá João, eu tava esperando alguém perguntar isso. Muito obrigado.
      Eu diria que o delphi esta na mesma posição do VB. Embora esteja perdendo espaço, tem muito sistema feito em Delphi para dar manutenção e ainda muitas empresas que trabalham com Delphi e pretendem continuar usando a linguagem.

      Tem muita oportunidade de emprego em algumas regiões, mas está perdendo espaço, principalmente se começarmos a falar de web, mobile e as novas tecnologias vestíveis que estão surgindo …
      Penso que para o futuro estas duas linguagens tendem a diminuir a demanda por profissionais.

  • Lucas

    Guatavo, Muito abrigado pela ajuda que esta postando para nos, isto vale muito, mas quero tirar uma duvida a cerca desta lista,´e o caso por exemplo do Oracle não é uma linguagem de programação?

    • Oi Lucas, muito pertinente a sua pergunta. Mas a resposta é não, Oracle não é uma linguagem de programação.

      Primeiro tenho que explicar uma coisa que gera muita confusão: As pessoas conhecem Oracle como o SGBD. Mas a Oracle, na verdade, é uma empresa grande que tem vários produtos, dentre eles o SGBD Oracle. Mas SGBD não é linguagem de programação. A Oracle inclusive é atualmente a proprietária da linguagem JAVA.

      Dito isso, cabe dizer que há uma linguagem de programação procedural, chamada PL/SQL, que é muito utilizada nos SGBDs Oracle.

      T tem também o SQL, que também não é linguagem de programação, mas é obrigação de todo programador saber SQL.

      Espero ter esclarecido. 😉

      Forte abraço!

  • Andre Sausen

    Tenho que descordar em relação do Delphi. O Delphi quando estava na versão 7 ficou parado muito no tempo mas agora desde a versão xe5 o delphi veio ao mercado novamente para arrebentar. Estou usando delphi xe6 para desenvolver para IOS e android e está muito bom agora com as novas versões que estão vindo do delphi com certeza estara melhor ainda. O Delphi não esta saindo o mercado o problema que ficaram muito tempo sem fazer alguma mudança no sistema e o mercado está aquecido. Mas uma coisa vale lembrar que se a pessoa souber bem logica de programação ele vai saber programar em qualquer linguagem.

  • Eu quero aprender a programar, pretendo assim que conseguir, entrar em uma faculdade. Mas gostaria de começar a ter contato através da net. Acesso muito o code.org para aprender um pouco de lógica. Bem, gosto muito de jogos.Como segunda opção criação de programas e aplicativos. Então, que linguagem de programação você me recomenda?

    • Olá Christopher, interessante a sua pergunta.
      Quero respondê-la não só para alguém que se interessou pela área de jogos, mas pra qualquer pessoa que se interessar por qualquer área da programação.
      Qualquer pessoa que deseja começar nesta área, deve aprender lógica de programação (na verdade, TODO MUNDO deveria aprender lógica de programação, é uma espécie de “nova alfabetização”).
      Depois … a linguagem a ser estudada dependerá do objetivo a ser alcançado.
      Por exemplo no seu caso, você quer trabalhar com jogos, você poderia se dedicar à aprender mais sobre o coração dos jogos, se quer desenvolver um jogo 3D por exemplo, dedique-se a aprender como funciona a programação 3D, todos os cálculos que envolvem a movimentação de um ponto. Impreterivelmente você terá que estudar matemática.
      Você vai descobrir que, no final das contas, a linguagem é irrelevante, é apenas uma forma de aplicar o seu conhecimento em uma tecnologia X. A cada ano vai existir a “linguagem do momento”, mas o mais importante mesmo é o conhecimento que você tem sobre programação. Minecraft foi feito em Java, Super Meat Boy foi feito em C++, Farmville foi feito em Flash, alguns outros jogos que as pessoas jogam foram feitos em HTML 5, alguns outros foram feitos com cartolina, etc, etc, etc. Ano que vem, o jogo que renderá milhões de dólares, poderá ser escrito numa linguagem criada no ano que vem. Entendeu?

      A minha dica é a seguinte, tente entender como as coisas funcionam na área que você quer se dedicar … “Linguagem de programação” no fim é algo muito temporário, se você for pensar no longo prazo. 😉

      Grande abraço!

      • Luiz Henrique

        Nossa, esse comentário junto com suas matérias realmente tirou muitas dúvidas minhas, estou iniciando meu aprendizado e agora sei por onde prosseguir, muito obrigado pela ajuda que você oferece às pessoas através deste site 🙂

  • Parabéns Gustavo, ótimo conteúdo!

  • Eduardo

    Ótimo blog, parabéns. Fiquei ainda mais contente quando vi que você estudou na Escola Técnica Pandiá Calógeras. Novamente, parabéns pela iniciativa.

  • Thiago

    Acho que já poderia trocar Objective-C por Swift! 😉

  • marcio roger

    Otimo conteúdo do artigo. Incrivel como o Java ainda esta no top. Mesmo com tantas facilidades , muita gente ainda acha uma linguagem muito “pesada” , mas não da pra negar que ela mudou o mundo. O php provavelmente nunca deixará de ser usado, apenas melhorado. Muitos frameworks baseados nele. Marcio Roger Pastana Moutinho . Desenvolvedor de Sistemas .

  • uny cassama

    oi gustavo furtado, eu quero trabalhar mais em banco de dados, qual e o linguagem que o senhor sugeriria ? obrogado

  • Oi gUstavo fUrtado! Já lhE agradEci pelo seU trabalho sobre as conversões numéricas e agora o fAço pela “nova alfabetização”: não teNho qualquer dúvida a respeito de não sEr as letras o CORAÇÃO dos idiomas, mas sim mentes explicitamentes U-niversais ou da N-atureza como a sUa.
    Submitivamente,
    jÚlio pessaNha.

  • Bianca

    Gustavo necessito fazer um trabalho para a faculdade e tenho que informar 3 linguagens de programação para a construção de um sistema de uma pizzaria. Teria alguma sugestão de linguagens para eu utilizar?

    • Você pode usar por exemplo …
      Java para um APP android, ObjectiveC para um APP pra IPhone e IPad, Ruby, PHP, Java, Python, etc. para serviços backend, javascript para uma página web. Só não vai dar o fora de falar pro seu professor que HTML e SQL são linguagens de programação. 😉

  • Antonio

    Boa tarde,Gustavo Furtado..
    Sou aluno de engenharia da computação e estou tendo um certa dificuldade com relação a logica de programação,você poderia me passar algumas dicas de como estudar e assim obter exito nas avaliações e posterior projetos?

    • Em alguns dias vou liberar um minicurso por e-mail de lógica de programação aqui no blog. Estou terminando de montar.

  • Gustavo
    Em primeiro lugar parabéns pelo artigo.
    estou no quarto período de sistema de informação na faculdade a gente vê só java mais tou interessado em c# porque gostei da linguagem oq vc acha é uma boa ideia eu me aprofundar no c#.
    outra duvida qual dicas vc da pra quem não tem nenhuma experiencia consegui arruma um emprego de programação esse é meu sonho mais parece tão distante e difícil.

    • Allan, legal a sua iniciativa.
      Emprego tem para muitas linguagens e tecnologias.
      Algumas linguagens mais antigas estão perdendo um pouco o espaço, mas ainda tem muita demanda.
      Eu diria para você que a linguagem que você deve se dedicar a aprender a fundo deve ser uma linguagem que você goste e também que vá te proporcionar o emprego que você sonha.

      Dê uma olhada no mercado. Atualmente vejo muitas vagas para programador web. Ou seja, profissionais seja muito bom em alguma linguagem e que sabe de tudo um pouco, com conhecimento de HTML, CSS, javascript, PHP, Java, C#, Python, Ruby, frameworks e metodologias de desenvolvimento.
      O profissional de desenvolvimento de software, ao contrário do que muitos pensam, deve ser bom também em lidar com pessoas e ser muito criativo.

  • Muito bom Gustavo pelo seu trabalho. Quero apenas dizer que assim na linguagem humana, também é na linguagem de programação. Toda a linguagem tem a sua finalidade e suas potencialidades. Antiga ou nova, não impede você de escrever um belo poema.

  • Será que o Nodejs não entrará nessa lista logo logo?

  • Irandes Lima

    Gustavo sem dúvidas que é um excelente POST, tá de parabéns !
    Minha duvida é a seguinte. Qual é linguagem pra se usar no transmite de dados do servidor é um cliente. (WEB SITE + SERVIDOR)(SOFTWARE + SERVIDOR) , tenho muita duvida na segurança do programas, não sei os métodos que já são seguro, e eficaz.

  • Olá Gustavo. Iniciei a graduação em ciência da computação e pretendo trabalhar como programador o mais rápido possível para adquirir experiência (estou disposto a trabalhar em qualquer área que envolva programação). Já estudei lógica e algorítmos e estou, atualmente, estudando Python. Qual a próxima linguagem que você me indicaria? C/C++ ou Java?

    • Qual seu objetivo em aprender uma nova linguagem? Essa é a pergunta que você deve se fazer.

  • Olá Gustavo, gostei muito do seu trabalho. Estou atualmente no segundo ano do ens. médio e já tenho em mente que vou fazer uma faculdade de CC. Já comecei a estudar lógica de programação e também usando um pouco do Visualg para o estudo. Quando eu já tiver um bom estudo disso, pretendo estudar c++, para já ter uma boa experiencia quando eu entrar na faculdade e também porque eu gosto bastante da parte de softwares de desktop. O que você acha? Aprender outra linguagem ou fazer outro curso? Me dê algumas dicas para quem quer estudar bastante sobre isso, obrigado!

    • Legal Vânia, o caminho é esse mesmo. Bons estudos. Uma dica que eu poderia te dar é estudar inglês e colaborar com projetos opensource. Faça uma busca no github.com

      Grande abraço!

  • Fyama

    Olá, estou pensando em iniciar os estudos de desenvolvimento de softwares específicos para a área administrativa, contábil e financeira. Quais os cursos que vc acha que devo fazer? Obrigada.

  • Olá Gustavo,amei a linguagem c# ela tem futuro daqui para frente ? vale a pena focar na linguagem,pensei em c# e java,c# porque realmente gostei e java pela diversidade de plataformas que a linguagem atinge,se puder me dar conselhos a respeito agradeço.

    • Vinicius, C# é bem amarrado no mundo Microsoft, assim como ObjectveC e Swift é bem amarrado na Apple. Isso é bom e ruim.
      Acho que o que você tem que se perguntar é qual o seu objetivo em aprender uma linguagem de programação.

      Quer criar aplicativos android -> Java
      Quer criar aplicativos para iOS -> ObjectiveC e Swift
      Quer programar web:
      * frontend -> Javascript, AngularJs, HTML5/CSS3 (não é linguagem de programação mas é importante estudar)
      * backend -> Java, Ruby (on rails), Python (django, web2py), PHP (wordpress, magento, etc), C#.

      Muitas coisas atuais são interessantes para se estudar, C# é uma delas. O meu conselho é que você se especialize em algo (pode ser C#), mas tenha um conhecimento mínimo nas outras tecnologias.

  • Leandro Batagin Quagliato

    Olá Gustavo,

    Não entendo nada de programação, mas gostaria de aprender. Nesse momento eu gostaria de transformar o escritório contábil do meu pai 100% online (ex: contabilizei, conube), uma plataforma de troca de informações entre os clientes e nós do escritório, ou seja, toda troca de informações que ocorre em um escritório físico, ocorreria nessa plataforma. O que você recomendaria que eu estudasse?

    Parabéns pelo blog.

    Abraços Leandro Batagin

    • Olá Leandro, sugiro pra você a leitura do livro “A Startup Enxuta”. Não é sobre programação, mas a parte mais importante do um novo projeto de software.

  • Ola Gustavo, achei muito interessante o post, eu tenho 28 anos e até o momento não me decidi qual linguagem aprender ,ja comecei a cursar Sistemas de informação e ciências da computação mas os dois cusos me desanimaram por ter muita teoria , achava um porre o tal do “Portugol” e o tal do Virtualg, isso eu tinha 20 anos , agora tenho 28 ,8 anos sem estudar nada em modo geral. Mas este ano 2016 me deparei com uma ferramenta maravilhosa o Virtual studio utilizando o C# , olha eu fiquei facinado por esta linguagem de tal maneira que quero continuar com ela ,mas, existe uma duvida e por isso te pergunto.

    Vale a pena eu gastar meu tempo nesta linguagem maravilhosa C#?
    Posso futuramente complementar ela com javaScript e Html 5?

    Obs. Eu estudo sozinho , gosto de garimpar conhecimento me da a impressão de compriender melhor as coisas.

    • A pergunta que você deve se fazer é: Qual o seu objetivo? Quer criar sites? Comece aprendendo HTML, CSS, Javascript.
      Quer criar app android -> Java
      app IOS -> ObjectiveC e/ou Swift
      Qualquer coisa relacionada a Microsoft -> C#. Quanto C# a isso indico o blog do http://gabsferreira.com/

      Um grande abraço!

  • Denilson Aguiar

    Olá, meu nome é Denilson e atualmente estudo a linguagem java “netbeans”, vc acha que esta plataforma pode ser uma grande aposta minha, ressaltando que pretendo criar sistemas para desktop, assim como já crie…outra pergunta, Engenharia da computação é uma área boa para quem pretende ser programador? abraços

    • Denilson, Java é uma boa linguagem para se aprender sim. Netbeans é a IDE de desenvolvimento, é muito usado, eclipse também.
      Quanto à Engenharia da Computação é um bom curso, aprende-se bastante eletrônica também. Se você quer focar mais em programação, talvez o melhor curso seja Ciência da Computação ou um tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
      A minha sugestão é que analise a grade dos cursos que você pretende cursar.

      Bons estudos!

  • Ola tudo bem . Vou iniciar com programação eu tenho excelente conhecimento em funcionamento de software ERP ou outros .. com enfase em gestão empresarial com foco em agilizar processos .
    Estou a iniciar o aprendizado para ser Desenvolvedor/programador a minha intenção é desenvolver um pequeno ERP que possa crescer dia-a-dia quando necessário .. ele precisara de diversas integrações EX : PAF-ECF , NF-E , IOS/ANDROID (fora de vendas), E-COMMERCE etc . e devera ter a possiblidade de ser instalado no desktop/servidor do cliente quanto intalado em um cloud computing para funcionar em nuvem e ainda assim comunicar com aplicativos que precisam ser instaldos . ex : paf-ecf .
    Voce poderia por favor me dizer quais seriam as linguagens ou a linguagem mais apropriada para desenvolver essa solução ?
    C++, C#, JAVA, PHP , OUTROS … o que seria melhor para não ficar amarrado la na frente

    Att,

    • As linguagens devem ser escolhidas em concordância aos objetivos do projeto. Se será Web, Mobile, Desktop, Plataforma Windows, Linux, Mac, etc.

  • pablo

    Qual melhor linguagem para produzir aplicativo

  • Anderson Sant’Ana

    Ola, boa noite. Gustavo ótimas dicas, principalmente a de primeiramente aprender linguagem de programação. Vamos la… Assim como o Alexandre, quero partir p/ área de ERP que na minha opinião mesmo com a vasta quantidade de programas que já existem, ainda sofre dependências.

    A pergunta é… para começar do 0… qual a linguagem mais indicada?
    ERP… qual a linguagem mais indicada?

    Trabalho com windows. Mas em breve iniciarei faculdade de Analise de sistemas então abrangir o maior número de OS seria perfeito.

    Se puder deixar os prós e contras entre ao menos duas linguagens agradeceria.

    saudações.

    • Anderson, não há uma linguagem especifica para ERP, já vi ERP escrito em várias linguagens. Pelo que você explicou sobre linguagem para maior número de sistemas operacionais eu te indicaria Java e Python.

  • Luciano Freitas

    Caramba, já programei muito em Clipper !
    Mas acho que o uso de uma determinada linguagem de programação está muito relacionada a sua real necessidade de solução. Por exemplo: os Bancos utilizam muito Cobol, além de Java, Assembler dentre outras…
    Então, considero saber uma linguagem de programação A ou B, uma questão de necessidade para que tipo de solução precise implementar.
    Da mesma forma, são os SGBD….

  • leandro

    pretendo fazer engenharia de software mas estou indeciso entre esse curso e a computação, qual na sua opiniao é o melhor?

    • Vai depender do seu objetivo. Sugiro que olhe a grade de disciplinas de cada curso e avalie com base nos seus objetivos.

  • Anderson Sant’Ana

    Gustavo, obrigado.

  • Willian ALmeida

    Entre o C# (utilizando o Visual studio) e o PHP , qual atende mais o mercado?

    • Depende do seu objetivo. Ambas tem boas oportunidades de emprego.

  • João Pedro Schmitz

    Olá Gustavo. Me interesso muito pela área de programação, por isso decidi fazer um curso aqui na minha cidade. O curso é muito bom, comecei aprendendo lógica de programação, agora estou em delphi mod I, aí entro em Access. Vai ter várias linguagens.
    Gostaria muito de trabalhar nessa área, e pensei em fazer engenharia de software, mas tenho muitas dúvidas (creio que seja normal). Vale a pena fazer engenharia de software, sistemas ou ciências da computação? pensei em fazer engenharia.
    Vou aprender o que na faculdade: que linguagens? (não diz na grade)
    Meu objetivo era de trabalhar fazendo programas para empresas, jogos, aplicativos para celular, sem muito hardware.

    Desde já muito obrigado. Deus abençoe!

    • João Pedro, na faculdade você vai aprender conceitos, e um pouquinho de linguagens (as linguagens vão depender da faculdade).
      A minha diga é que não se prenda à linguagem. Aprenda por exemplo, conceitos de Programação Orientada a Objetos. Dependendo do software que você quer criar, uma linguagem será mais indicada que a outra.

      Se você vai fazer um app para android, deve aprender Java, para iOS, deve aprender Objective-C ou Swift. Se for criar um app compatível com mais de uma plataforma, deve aprender HTML-CSS-Javascript e algumas tecnologias como Phonegap e alguns frameworks. Para fazer jogos 3D existem outras tecnologias também, como Unity.

      E tudo isso pode mudar daqui a 10 anos! Por isso que digo: aprenda os conceitos, lógica de programação, técnicas de programação, padrões de projeto, modelagem, design de software, etc.

    • f Cacciolo

      Olá, você poderia me dizer a base curricular em programação que o curso oferece? Iniciarei estudos em ciência da computação preconizando a programação, de modo autodidata. E por isso a base curricular de um curso seria de considerável ajuda. Grato.

      • Olá, o minicurso gratuito oferece uma base em lógica de programação.
        Com este curso você estará apto a aprender qualquer uma das linguagens de programação mais conhecidas do mercado sem muita dificuldade.

        Bons estudos!

  • João Pedro Schmitz

    Gustavo, tem algum site em português online que disponibiliza essas linguagens para aprender?

  • oi mano, não sei se estou errado mais ouvi “boatos” de uma linguagem chamada gobol, essa seria uma linguagem muito utilizada por programadores antigos que prestam manutenção a empresa do setor bancário, o motivo para essa linguagem ser quase extinta e não muito conhecida e o fato de novas tecnologias e Systemas de programações, não sei se eu estou errado mais o motivo pelo qual ainda se precisa de profissionais que tenham conhecimento nessa linguagem e o fato de ela ser complicada de mais para ser integrada a outras linguagem e o gral de dificuldade de em programar nelas (obs: um passarinho verde me conto que um profissional com maestria nessa linguagem chega a ganhar 50k por mês ) .

  • Hei, só uma curiosidade, os sistemas operacionais possuem algum campo para poder criar softwares ou novos sistemas operacionais sob as linguagens? Onde é feito o procedimento? É feito tudo por linhas de comando tipo o antigo MSdos (que é o atual prompt de comando do Windows)?

  • Trabalho com wp, qual linguagem eu vou conseguir trabalhar junto?

  • André lameu

    Ótimo conteúdo Gustavo, parabéns mesmo! E aproveitando pra me tirar uma dúvida, as linguagens dessas programações são um pouco parecidas ou são muito diferentes?! tipo assim, se eu aprender uma das programações e vou ter facilidade em aprender as outras ou é capaz de eu me confundir muito com as linguagens e não ser muito aconselhável isso, que é melhor focar numa única programação e me especializar nela?!

  • Hatus

    Parabéns pelo seu site muito bom !

  • JOAO PAULO

    Muito legal suas dicas, parabéns, tenho interesse em desenvolver um sistema para minha própria empresa, o que você recomendaria??

  • Marcos Melo

    Gustavo, primeirament meus Parabéns ! O conteúdo deste blog é super informativo. Já fui analista de sistemas a 20 anos. atrás, trabalhei com Cobol, Basic, Access, Visual Basic e Delphi,Em desenvolimento de sistemas de aplicações como Folha de pagamento, Contabilidade, Contas a Pagar e a Receber, Hoje tenho vontade de retornar, espero que consiga. Quero escolher uma linguagem de programação que manipule Banco de dados, controles administrativos e comerciais e jogos. Para desktop e mobile. O que tenho como bagagem fortemente, em lógica de programação. O que você me sugere para que eu inicie os meus estudos e voltar a todo vapor. Obrigado!

  • Ronan Cordeiro

    Boa tarde! Excelente matéria. Também pretendo ingressar na área de programação. Trabalho ha 8 anis na área de suporte. E finalmente farei minha faculdade. Mas o meu maior medo é ter mais de 30 anos e estar começando em uma área nova. Será que ainda tem espaço para pessoas com mas idades, mas pouca experiência na área de programação? Pois a área de redes preferem muitos jovens recém formados. Desde já agradeço.

  • Pedro N. Silva

    Parabéns ao autor pelo site. Iniciei em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e seu site aborda muitas dicas interessantes e novidades sobre o assunto. Continue assim, acredito que muitos pensam o mesmo.

    • Shrek Otimista

      O que você está achando do curso? Vou começar mês que vem.

      • Pedro N. Silva

        cara muito bom, ótimo curso para quem ama informática e toda sua estrutura

  • Spartan Chief

    Tenho 18 e vou começar a cursar Sistemas de Informação ano que vem. Alguma dica?

  • Claudio Shigemi

    Alguem sabe de algum site ou ferramenta que me permita, ou já tenha, como realizar esta mesma pesquisa por região ?

  • Ronan Cordeiro

    Boa noite! Depois de mais de 10 anos na área de redes, decidi me aventurar na área da programação, voltarei aos estudos, farei ENEM esse ano e farei uma faculdade de Analise de Sistemas ou Ciências da Computação, juntamente alguns cursos na área. Mas meu medo é começar do zero depois dos 30, como está o mercado hoje para o pessoal novato de programação? Desde já agradeço.

    • Ronan, o mercado está precisando de bons programadores, mas também pessoas dispostas a aprender para se tornarem bons programadores.

  • Jonatas Nepomuceno

    Alguém sabe de algum aplicativo de celular, bom para estudo de linguagem?!

  • Gilmar Santana

    Boa tarde!
    Muito bom seu artigo, estou pesquisando sobre as Linguagens de programação na construção das TIC, ao acaso teria alguma referência?
    Grato desde Já.

    • Gilmar, não entendi o que você quis dizer com TIC.

      • Gilmar Santana

        Tecnologias da Informação e Comunicação!!!

        • Tecnologias da Informação e Comunicação é bastante genérico, talvez seja alguma disciplina de algum curso de graduação. Enfim, posso te sugerir as linguagens mais comuns do mercado de trabalho, javascript, java, python, ruby, etc.
          Bons estudos!

          • Gilmar Santana

            Obrigado.

      • Gilmar Santana

        Tecnologia da informação e comunicação!!!

    • Set App

      Podes usar um CMS e não necessitam saber programar. 7AppMaker já inclui a maioria das funcionalidades (mais de 140), só necessitas introduzir conteúdos e publicar nos markets. Fácil e rápido!

  • Shrek Otimista

    Para quem tem 18 anos e vai começar Sistemas de Informação, alguma dica?

  • Jone

    Boa tarde!
    Recomenda algum curso online como o alura ou algo nesse sentido? Gostaria de começar a investir nisso e devo pegar essas aulas suas, embora já tenha iniciado um pouco com python, mas fico meio sem horizonte na hora de entender a praticabilidade de tudo.

    Obrigado!

    • Recomendo Alura sim! Fortemente!
      Com tantas opções de cursos online… Alura, Coursera, Udemy, etc.
      Só não estuda e aprende quem não quer …
      Só depende de você!

      Bons estudos!

      • Jone

        Muito obrigado! Certamente começarei.

        Abraço e sucesso!

  • Marcel Henrique Tonel Soares

    Oi Gustavo, muito bom seu artigo.
    Queria trocar uma ideia com vc, se possível.
    Sou engenheiro de produção e já trabalho com Excel há uns 20 anos…Desenvolvo algumas ferramentas em Excel, e em algumas até arrisco coisas em VBA. Pesquisa daqui. Copia dali. Cola… Já fiz algumas coisas bem legais, mas queria expandir isso para um Salas, por exemplo. Algo totalmente web que o cliente possa testar num final de semana, por exemplo. Tenho algumas ideias e nichos que ficaram esquecidos pelas empresas de software.
    Eu gostaria de fazer a programação e estava pensando no Phyton ou Ruby, mas usar apenas um código. Isso é possível?

  • Set App

    Gustavo Furtado, tens alguma opinião sobre as plataformas RMAD? como por ex. 7AppMaker, um CMS para a criação de apps para android e iOS.

  • FSetragni

    quais são as principais que um programador de jogos (tipo eu, que quero fazer jogos para consoles) deve saber?

    • Primeiro, aprender lógica de programação. Isso é o básico!
      Segundo, se pergunte: Qual o meu objetivo?
      – Ah! Meu objetivo é criar jogos para consoles!
      Beleza, já deu pra filtrar que você quer criar jogos!
      Se você quer criar jogos, o console é uma das coisas que você tem que abstrair (ignorar detalhes).
      Abstraia para que o mais importante seja o jogo e não o console. Isso é muito importante!
      – Entendi, então o que eu devo estudar?
      Tudo que não seja dependente da tecnologia de onde você vai rodar o seu jogo.

      Ou seja, entenda de fato o contexto do jogo que você quer criar e depois o ambiente em que ele deve rodar. Faz sentido criar ele apenas para o Xbox ou o PS4?

      Depois que você entende a lógica de programação, a linguagem é o menos. O seu foco deve ser outro. Qual o seu objetivo?

      Resumindo: Quer criar um jogo? O básico é lógica de programação e lógica/física de jogos. Para ser sustentável, crie um jogo preparado para várias plataformas, inclusive as que ainda não nasceram!

      Bons estudos!

  • Alex Colt

    Olá Gustavo, admiro o seu trabalho e lhe admiro pelo grande Mestre que você é. Estou começando estudos com o PHP e o Javascript, pois estou desenvolvendo um navegador. Gostaria de saber com quantos anos você iniciou sua faculdade ? Pois tenho 16 e estou prestes a começar a minha. Obs; sou discípulo de Steve Jobs.

  • Oscar Pontes Neto

    Boa tarde Gustavo,
    Gostei muito do seu artigo e do seu site. Vou fazer seu curso. Estou querendo desenvolver um software para gestão de custos, pois no mercado nenhum atende ao que eu preciso. Envolve cálculo e gráfico linear. Tentei pelo access e pelo Excel, mas em nenhum dos dois fica bom. Que linguagem você me orienta aprender para que eu possa desenvolver? Existe uma versão antiga deste software em dbase, mas que não roda mais, preciso atualizar para uma linguagem moderna.

  • Rafael Roldan

    Da para aprender mais de 3 ou é impossível ?

    • Claro que dá! Alias, provavelmente você vai aprender mais de 3.

  • Eduardo

    Muito bom tópico. Qual seria a melhor programação para criar um site interativo de livros? onde terá ranking, filtro, pesquisa avancada, cadastro, perfil, pontuaçao e estante virtual do usuário, opçao de cadastrar livros, processo de aprovação. Enfim, um sistema bem complexo com bastante logica matematica e interatividade tanto dos usuários como do desenvolvedor e moderadores. Qual seria a programaçao mais adequada para o backend e todo sistema interno?

    • Eduardo, tem várias linguagens e tecnologias que podem ser utilizadas. Essas decisões devem ser tomadas pelo time de desenvolvimento juntos.

      Não tem uma linguagem que é a melhor. Todas tem vantagens e desvantagens.

      Acho que nesse caso que você citou, você deve se preocupar mais com a arquitetura do que com uma linguagem.

      • Agradeço a resposta.

        Por enquanto eu não tenho uma equipe, eu quero aprender programação para começar a desenvolver o site sozinho. Inclusive iniciei seu e-book, me parece ótimo, muito obrigado!

        Quando voce diz arquitetura, voce se refere a estrutura do site? como funcionara? Eu sempre trabalhei com design gráfico e parcialmente em webdesign. Eu já tenho toda a ideia estruturada em word / excel e os layouts das páginas em Illustrator, mas quero desenvolver também.

        Atualmente tenho apenas conhecimento básico em Dreamweaver, HTML e CSS. Eu gosto de criar e desenvolver ideias, layouts e calculos, mas preciso me aprofundar.

        Enfim, tem algum tipo de linguagem que é mais recomendado para desenvolver em conjunto do visual externo (front-end) com o sistema interno (back-end)? Voce recomenda algum, ou tanto faz?

        Obrigado!

        • Digo não somente sobre layout, mas como será a comunicação com o backend. Dê uma estudada sobre microserviços.

  • Leandro Oliveira

    Que bacana Gustavo! Muito bom esse artigo meus parabéns!!t

  • Hélio Pires

    Qual é o método para resolver outros algorítmos no visualg, mais fácil, com “Enquanto, booleanas, etc…”

  • Lucas Silvério

    Bom dia Gustavo, mas o c# e o vb não são praticamente iguais?

    • Lucas, são linguagens diferentes. Mas fazem parte da família de tecnologia da Microsoft. Portanto há bastante integração de ferramentas para elas.

  • Engraçado como algumas linguagens vão em vem para o topo da lista.
    Também escrevi um post para falar um pouco mais do assunto.
    https://www.tiagogouvea.com.br/mercado-trabalho-programacao