Quer aprender programação? Saiba qual a melhor linguagem!

A pergunta que é feita por todo mundo que está aprendendo a programar é: Que linguagem de programação devo aprender? A resposta é óbvia: Uma linguagem de programação para iniciantes!

Antes de mais nada, você deve ter consciência que ao longo da sua carreira como programador, você sempre terá que aprender uma linguagem de programação nova. Pois todas tem suas vantagens e desvantagens. Uma dica interessante é: não seja fanático por uma linguagem específica! Muitas pessoas defendem com unhas e dentes a linguagem de programação que têm mais afinidade. Mas isso não é bom! Para cada projeto, cada trabalho, uma linguagem é mais indicada ou não. Você deve decidir qual usar não com base no seu gosto pessoal, mas nas vantagens que a linguagem oferece para o projeto.

Qual a melhor linguagem pra aprender programação?

Se você é iniciante, procure uma linguagem de programação que te ajude a aprender lógica de programação! Só depois de aprender o básico que você deve aprender uma outra linguagem mais profissional. Muitas pessoas já começam aprendendo lógica de programação com linguagens profissionais, por exemplo java, C, python, C#, etc. É totalmente válido e muitos conseguem de fato aprender, mas algumas pessoas podem ter dificuldade de assimilar os conceitos básicos com essas linguagens. Então, para quem nunca programou antes, indico fortemente que comece com uma linguagem que o ajude aprender a programar.

linguagem de programação para iniciantes

Para mim foi difícil entender isso quando ensinava pessoas a programar, queria logo que elas aprendessem java, ou C#, etc. Mas a dificuldade dos iniciantes era conseguir aprender lógica de programação tendo que “decorar” as restrições exigidas pela linguagem. Por isso, nos artigos voltados para iniciante aqui no { Dicas de Programação }, vamos escrever algoritmos em português (pseudo-códigos) e utilizar uma linguagem simples para transmitir os conceitos, pois o objetivo é ensinar o básico.

Visualg, implementando algoritmos em português!

Na minha opinião esta é a melhor ferramenta para iniciantes em programação implementarem seus algoritmos. O Visualg foi criado por um brasileiro (Claudio Morgado de Souza), é fácil de ser usado e compila pseudo-códigos escritos em português, também conhecidos como “Portugol”.

O Visualg foi desenvolvido para Windows. Para instalar faça o download do instalador (versão 2.5) na página: http://www.baixaki.com.br/download/visualg.htm

A instalação é muito simples, basta executar o instalador e acionar os botões “Avançar”, a famosa instalação “Next, next, next …”. Quando abrimos o software, vimos uma tela com o esqueleto de uma algoritmo já criado, como a imagem abaixo:

Visualg página inicial

Criando o primeiro programa com o Visualg

Para batizar o Visualg vamos criar agora um programa básico. Digite o algoritmo abaixo no visualg (As linhas que iniciam com “//” são comentários e não são interpretadas):

Para executarmos o programa, utilize o botão indicado na figura ou pressione F9.

BoasVindas

Para finalizar, o resultado deste programa, é como apresentado pela figura abaixo:

Resultado primeiro programa visualg

Outra coisa muito interessante no Visualg é a documentação de referência. É tudo em português! Se você tiver dúvida de uma palavra-chave ou comando, basta acessar a documentação através do menu ajuda. Eu mesmo já acessei muito essas referências para ver como os comandos básicos deveriam ser escritos. Use-a! É uma documentação bem simples e didática, com certeza ela pode te ajudar a aprender programação.

Como pôde ser visto, programar utilizando o Visualg é muito fácil! Por utilizar uma linguagem em português, ele torna-se um grande aliado para iniciantes em programação. Evidentemente, não se cria softwares profissionais com esta ferramenta, o seu grande objetivo é ajudar no ensino de lógica de programação. E com certeza cumpre o seu papel.

Dicas para quem quer aprender a programar

Se você leu esse artigo até aqui, provavelmente está interessado em aprender a programar. Abaixo vou listar alguns artigos aqui do { Dicas de Programação } pra te ajudar a aprender o básico de lógica de programação utilizando o Visualg, você pode lê-los nesta ordem que você aprenderá lógica de programação.

Espero que gostem!


Pin It

149 thoughts on “Quer aprender programação? Saiba qual a melhor linguagem!

  1. Luiz Gonzaga dos Santos Filho 17 de abril de 2013 at 15:14 - Reply

    Para iníciante em dicas de programção como eu! aprender a programar, gostei! espero contactar mais vezes para aprender mais!!!

  2. Olá Gustavo, boa tarde. Tenho a seguinte situação: trabalho em uma empresa e gostaria de “automatizar” em parte o serviço de coleta de dados do processo aqui. No momento eu gostaria de organizar a area de reparo, onde ficaria dividida em: 1 – entrada de placas com defeito; 2 – banco de dados de placas cadastradas; 3 – coleta via bd das placas com defeito e reparo; 4 – salvar placas no bd e criar historico; 5 – pesquisas.
    Mais ou menos isso… A questão é: qual seria o melhor banco de dados para criar essa aplicação? em media tem-se um cadastro de no minimo 25 placas por turno. todas as placas tem um numero de serie unico, sendo teoricamente mais facil o controle. =)
    Pode me ajudar?

    • Olá Marcelo, legal a sua iniciativa de automatizar o processo.

      Pelo que entendi o seu projeto é um banco de dados pequeno (talvez umas 5 tabelas), então não precisa ser um SGBD tão robusto como SQL Server e Oracle. No seu caso SGBDs mais populares como o MySQL e o Postgres são mais indicados. Além do banco de dados, será necessário criar uma aplicação pra acessá-lo para inserir informações e fazer consultas.

      Para mais informações sobre projeto de banco de dados, veja esse artigo: Como criar um projeto de banco de dados

      Abraço!

  3. Parabéns, pelo site, acredito que muitas pessoas deveriam seguir o seu exemplo, afinal, o conhecimento não é um bem particular, conhecimento é um bem universal. Obrigado.

  4. Olá Gustavo! O Site está ótimo!!!
    Quero me iniciar na programação e não sei por que linguagem começar. Eu primeiro vou aprender algoritmos e fluxogramas, mas e depois? Uma linguagem poderosa, funcional e que fosse multiplataforma. Qual a melhor?

    • Olá Henrique. Que bom que tá gostando do site!
      Nesse artigo eu sugeri o Visualg para quem tá iniciando, mas depois que você aprender o básico, deve passar para uma linguagem mais profissional. O meu conselho é não ficar preso a uma só linguagem, pois cada uma tem seus prós e contras, o ideal é na sua carreira como programador você aprenda várias. Mas para o próximo passo do estudo de programação é mais adequado a linguagem que vai mais de acordo com o seu objetivo. Que tal aprender primeiro as linguagens que estão sendo mais utilizadas no mercado, na área que vc deseja… Quer programar pra android, talvez seja interessante aprender primeiro Java (Apps Android são em java), ObjectiveC (Apps para IOS) ou C# (Apps para WindowsPhone). Quer programar para Web, aprenda Java, C#, Python, Ruby, PHP, entre outras. Ou se você quer trabalhar com sistemas embarcados, tente aprender C. Entendeu a ideia? O mais importante é aprender o básico como explico no artigo, depois você pode tomar a direção que esteja de acordo com o seu objetivo.

  5. Ola Gustavo, parabéns pela iniciativa em ajudar iniciantes, estou estudando programação web, voltado para PHP, porem todos indicam o Java como a linguagem do momento, tanto por compatibilidade como por questões financeiras, meu objetivo é aprender da melhor forma e depois arrumar um bom emprego, você também indica Java ? Devo depois fazer um curso voltado para Java ou aprendendo PHP ja estou apto para competir vagas do mercado ? Sou bolsista no curso, não optei pelo PHP foi a oportunidade, mas estou muito empolgado. Agradeço pela ajuda.

    • Olá Thiago,

      Pro mercado de trabalho atual eu indico sim Java, não só pelo mercado de desenvolvimento Web, mas também para o mercado de aplicativos para smartphones e tablets, onde o Android é o sistema operacional presente na maioria dos dispositivos.

      Quanto ao PHP também há muitas oportunidades no mercado, principalmente por causa dos CMS WordPress, Joomla, Drupal.

      Outra dica importante é aprender HTML, CSS, javascript, que são fundamentais para desenvolver para a Web. E estude também SQL e banco de dados.

      Nosso objetivo aqui no { Dicas de Programação } é tratar sobre todos esses assuntos, mas como ainda estamos no início do nosso trabalho, estamos focando no básico da programação no momento.

    • Olá Mario, que legal que você terminou o curso. Pra escolher a linguagem que você deve aprender agora, sugiro que avalie os seus objetivos em aprender programação. Por exemplo: Se você quer desenvolver aplicativos para android, você deve aprender java. Se for para Web, aprenda javascript e uma linguagem para trabalhar a parte “back-end” como java, PHP, .net, python ou ruby. Agora se você for trabalhar com sistemas embarcados, talvez seja interessante tentar aprender C. Entendeu a ideia?
      Se você está olhando para o mercado de trabalho, a minha sugestão é começar pelo java que tem bastante oferta de trabalho. Mas como disse anteriormente, vai depender de qual área de programação você quer trabalhar primeiro (web, desktop, mobile, etc).
      Mas tenha certeza que o primeiro passo você acertou, que é aprender bem a base de lógica de programação.

      Abraço!

  6. ola Gustavo, primeiro lhe do os parabéns!!!! são poucos que fazem o que você esta fazendo…

    Queria uma dica sua estou começando a desvendar a programação, e lhe pergunto, qual seria mais fácil de aprender de inicio Delphi, java ou c#, tendo em vista que pretendo realizar trabalhos de automação comerciais, para supermercados, lojas de varejo, locadoras e etc….

    agradeço pela informação e mais uma vez parabenizo pela iniciativa….

    • Olá Robson, obrigado.

      Quanto à linguagem para aprender, as 3 que você citou são fáceis de aprender, principalmente se você já aprendeu o básico. Delphi é uma das linguagens mais utilizadas para automação comercial, no seu caso acho que seria uma boa começar por essa. Java á muito usado para web e mobile (Android), eu não indicaria pra sistemas Desktop. E C# é bom pra Desktop (Windows), Web (IIS) e Windows Phone.

      Abraço!

  7. Gustavo, tenho 18 anos e quero fazer Eng. de Controle e Automação (Mecatrônica). Vc sabe ou pelo menos tem uma noção de quais linguagens de programação terei q aprender?

    • Oi Marcelo, legal o seu interesse por Eng. de Automação e Controle. É uma área muito boa. Quanto à linguagem de programação que vc deverá aprender estão Assembly, C e Java.
      Veja a grade de um curso de Eng. de Automação e Controle: http://www.femc.edu.br/secretariafacit/downloads/ECEAS.pdf
      Note que consta na grade: lógica de programação, algoritmo, estrutura de dados, programação orientada a objeto.

      Conforme está no artigo, o mais importante é a base! Sabendo bem lógica de programação, a curva de aprendizado da linguagem é bem menor.

      Bons estudos!

  8. Gustavo, sei q na faculdade eu vou aprender, mas como sempre eu quero me antecipar, hehe.
    Tem um curso de lógica de programação no Senac da minha cidade de duração de um mês, 3h de segunda a sexta. Queria saber se compensa eu fazer o curso ou dá pra mim aprender a lógica e uma linguagem de programação sozinho com eficiência?
    Eu trabalho na indústria(pequena) de máquinas industriais do meu pai e preciso fazer cursos q vão me dar os conhecimentos necessários no momento, como AutoCad, soldador e outros, então programação n é o q mais preciso agora, mas é algo q tenho interesse em estudar antes da faculdade.
    Outra coisa q quero saber é se linguagens de programação como C,C++ e Assembly só são ensinadas em cursos presenciais de nível superior.

  9. Igor França garcia 14 de julho de 2013 at 2:20 - Reply

    Olá Gustavo furtado, tudo jóia? Fiz processamento de dados em 2.000 pelo CEFET e nunca mais trabalhei com programação, apesar de transformar minhas planilhas em Excel, em verdadeiros programas. O problema é que hoje trabalho com mercado financeiro e pelo problema estático do Excel, acabo criando outras planilhas, para servirem de banco de dados e estou tendo retrabalho com isso. Resolvi tomar vergonha na cara e vou reaprender uma linguagem de programação, para manter o histórico das rentabilidades dos investimentos e facilitar na criação de gráficos analisando os últimos anos, meses, dias ou no periodo que eu determinar e nao o que foi pre-definido na planilhae ……… Minha duvida é: Qual linguagem de programação devo usar? Pode ser web tambem. Obrigado e abraços……. Igor França Garcia

    • Olá Igor. Tudo certo. Cara, é complicado falar uma linguagem de programação pra você usar. O seu caso parece mais uma questão de implementar um banco de dados e criar uma aplicação para acessá-lo. Quanto a isso, tem várias opções, tanto para o SGBD quanto para a linguagem de programação para implementar a aplicação. Posso citar alguns nomes para você ver a que acha mais interessante, mas não digo que uma seja melhor que a outra, depende do que você precisa. Você pode usar Java, C#, Delphi, … Para Web, dê uma olhada sobre Ruby on Rails, Python e Django, ou o tão usado PHP + MySQL. Novamente, não afirmo que uma seja melhor que a outra, isso costuma dar muita discussão na internet. O importante é atender às suas necessidades.

      Abraço!

  10. Algoritmo, estrutura de dados e lógica matemática são as disciplinss base para aprender uma linguagem? Muito bom seu trabalho.

  11. gostei muito desse site, Gustavo gostaria de saber como pariticipara desse curso logica de programção,estou no segundo semestre de licenciatura em computaçao, mas gostaria de fazer esse curso.

    • Olá Leonildo, neste post eu não falei de curso de lógica de programação. Talvez você tenha visto isto em algum dos banners que aparecem aqui no site. Os cursos que aparecem nos banners não foram feitos por mim e são pagos. Aqui no { Dicas de Programação } eu estou trabalhando pra disponibilizar ensinamentos da minha experiência em programação, mas não é em formato de curso, é em formato de artigos. Ao longo do tempo, eu vou escrevendo e disponibilizando mais artigo. Curta nossa página do Facebook pra ficar por dentro dos próximos posts.

      Se deseja fazer um curso de lógica de programação, indico que leia esse artigo:

      Um abraço!

  12. Gustavo, outra pergunta, como eu fasso para elaborar um algoritmo usando estruturas de dados heterogeneas (registro), utilizando o visualG, você pode favor me enviar um exemplo. valeu e muito obrigado por me ajudar.

  13. Gustavo, parabéns pelo ótimo trabalho que você está fazendo, e rapidez na resposta. Você poderia me dar uma dica de como resolver esse exercicio usando o pascal?
    obrigado!
    Elabore um algoritmo com a utilização de um vetor de registro, com 30 posições com a descrição a seguir: “nome, salário, idade, altura”. O vetor deverá ser alimentado pelo usuário. No final, deverão ser informados os dados do funcionário que tem o maior salário e a média de todos os salários.

  14. Parabéns por sua iniciativa Gustavo, procurei bastante sobre como aprender de forma mais agradável à programar mas não achava em site nenhum, até encontrar o seu.
    Acabei de me formar em Ciências Biológicas e pretendo fazer um mestrado em Bioinformática, por isso to tentando aprender essas coisas antes de começar o curso. Sei que em Bioinformática a linguagem mais usada é a Perl, vc tem alguma dica como eu devo começar a estudar essa linguagem? Se devo primeiro aprender outra para depois começar com ela?

  15. eu estou cursando o curso de tecnico em computaçao para a internet e a materia principal e saber programar algoritimo essa materia e muito complicada de se entender mas e um curso muito bom apesar das dificuldades de se entender logica de programaçao ainda bem que tem pessoas que procuram facilitar as coisas para nos estudantes desta area da computaçao que e tao apaixonante cada momento que se descobre uma nova maneira de imterpretar oque ocorre por detraz do que estamos acostumados a ver no computador

  16. Alexandre Carneiro Moreira 27 de agosto de 2013 at 19:23 - Reply

    Gustavo já viu a linguagem Logic Basic, tem muito potencial, ela começou com comando em português, agora migrou para uma versão em inglês, fácil de aprender e aceita o uso de banco de dados nativo Lba, SQL e Acess, confira
    http://www.logicbasic.net/

  17. Faça um algoritmo que receba 10 numeros inteiros e calcule e mostre :?
    a) a soma dos nº digitados
    b) a media dos numeros
    c)o menor e o maior
    d) pares
    e)impares

    vc pode me ajudar nesse algoritmo ?

  18. Olá sou iniciante rs, faço faculdade de Analise de Sistemas.Na minha ATPS tenho que entregar o fluxograma de cada problema. Tem como converter o arquivo do VisualG para Portugol Ide e gerar o fluxograma??

    Segue código:
    [código moderado]

    • Olá Debora, pelo que eu saiba não tem como converter o código para Portugol IDE. Mas qual o problema em reescrever o código no Portugol IDE? Ou mesmo construir o fluxograma? É até melhor pra você praticar e fixar os conceitos de lógica.

      Um abraço!

  19. Olá Gustavo.
    Super bacana este site, está me ajudando muito, estou iniciando o técnico em informática, e logo de cara já me simpatizei com a área de programação. E consegui por aqui tirar muitas dúvidas que em sala de aula as vezes não da tempo. bacana mesmo. Valeu.

  20. Boa noite!
    Tenho nocoes de BD e comecei a fazer PHP e c# mas desejo aprender a programar web qual linguagem consigo logo trabalhar e que pague um salario legal?

  21. Bom dia!
    Qual melhor linguagem de programacao para iniciantes??
    Requisitos PHP?
    Requisitos JAVA??
    Requisitos c#?
    Qual mais fácil arrumar emprego?
    Qual paga melhor??

  22. Olá Gustavo, Tenho 22 anos é muito tarde para aprender a programar?
    em quanto tempo poderia estar programando e criando programas de automação comercial por exemplo?

    Posso aprender com a internete, ou tenho que entrar em uma faculdade ?

    abraço, Deus lhe abençoe.

    • Olá Caio, de modo algum é tarde para aprender programar!
      Não é necessário fazer faculdade pra aprender programar, você pode estudar por conta própria. Compre livros, apostilas, pratique, implemente coisas simples pra aprender os conceitos.
      Muitas pessoas aprendem estudando por conta própria, mas de qualquer modo você terá que estudar.
      Pra você que quer mexer com automação, indico que você estude java e Arduino.

      Um abraço!

  23. Olá primeiramente parabéns pelo site está otimo!

    Eu estava procurando alguns artigos sobre pprogramação para iniciantes e de repente me deparei com o site.
    fiquei muito imprecionado com o conteudo apresentado aqui, realmente muito bom e iformativo com sertaza ajudará muita gente.

    vlw.

  24. Parabéns pelo site, muito interessante.
    Tenho 39 anos e fiz um curso rápido de VB ( Visual Basic ) no Senac a uns 18 anos atrás. Depois fui pra outra área e nunca mais tive contato. Agora estou procurando informações de linguagens de programação para indicar a meus 2 filhos que tem interesse pelo assunto e entrarão nos próximo ano na faculdade de Ciência da Computação ( Leonardo ) e Engenharia Mecatrônica ( Bruno ) , no ano seguinte; pelo menos eu acho e parece ser o que eles querem também.
    Fiquei feliz em ver seu site, e vou pegar suas dicas lógica da programação e depois tentar programar alguma coisa, já que hoje estou trabalhando com venda de Softwares para Gestão de Frotas hoje em dia , setor por onde trabalhei por 19 anos.

    Um grande abraço e Sucesso.

    • Obrigado André. É muito bom ler um incentivo desses!
      Nos últimos tempos eu não consegui parar pra escrever aqui no { Dicas de Programação }, estou tendo muitas atividades no mestrado e no trabalho além de muitas viagens.

      Então eu prefiro não escrever, do que escrever de qualquer jeito. Pra escrever com qualidade (e consecutivamente agregar algum valor pra quem lê) é preciso focar no assunto.

      Mas estou reunindo um material sobre bancos de dados e SQL pra escrever aqui em breve.

      Seus filhos estão escolhendo uma excelente área de atuação, espero poder ajudá-los com meus artigos.

      Um abraço!

  25. E você poderia me recomendar livros? Coisas de lógica, algoritmo e alguns específicos de determinadas linguagens cujas demandas andam maiores, além de alguma linguagem que seja interessante para começar a aprender(embora você já tenha sugerido começar brincando com visualg), por favor?
    Ps: sempre que falo, penso em freelancer, caso mude de algo fixo para um negócio mais irregular desses
    Abraço

  26. Gustavo eu comecei um curso de analise e desenvolvimento de sistemas sem manjar de nada da área, você acha que é possível aprender essa profissão sem tanto conhecimento prévio? E arranjar um lugar no mercado de trabalho onde há tantas pessoas intelectuais?

    • Ciro,

      claro que é possível! Não pense que é um mercado co tantas pessoas intelectuais. Qualquer um pode ser um bom profissional (em qualquer área). Só precisa de dedicação, principalmente no começo.

      As vezes, no começo, é importante sacrificar algumas horas de folga pra estudar. Mas tenha certeza que o retorno é muito satisfatório. A parte mais difícil é o começo!

  27. Parabens.comecei a programar em ingles no delphi e c++ e ainda sofro mt por ser em ingles decoro mais do que aprendo .Mas agr vou programar em portugues ate me acostumar totalmente pois essa linguagem e mt parecida com dephi so que em portugues recomendo geral.Vlw

  28. Olá, em breve farei um curso de Engenharia de Software no exterior, e queria pelo menos antes de entrar em processo de admissão para o curso, aprender o básico de programação, até pra ter certeza de se é isso que eu realmente vou querer (quase certeza).

    Bom, minha dúvida é, para o curso vou precisar de um laptop, até para digitar notas durante as aulas, e queria saber o que é melhor para programação, OS X ou Windows? Eu teria dificuldades em programar com um Macbook Pro?

    Obrigado!

    • Dificuldade nenhuma. Existem muitos desenvolvedores que programam em Mac, é um excelente ambiente de desenvolvimento. Só não é muito legal se você for programar em alguma tecnologia Microsoft, como o .net.

  29. Olá Gustavo, e demais amigos.
    Eu estudo linguagem por conta própria, não estou conseguindo finalizar essas questões, Alguem me ajuda?
    1) Elabore um algoritmo [moderado] …
    2) Elabore um algoritmo que [moderado] …
    3) Ler 3 números e [moderado] …
    4) Faça um algoritmo que [moderado] …

    • Petit, nós não resolvemos exercícios pra ninguém, é a política do blog …
      Aliás, essas questões estão muito simples, sugiro que leia os artigos sugeridos no final do post (tais como estrutura de decisão e repetição), que você conseguirá fazer numa boa…

      Quando quiser ajuda, pergunte-nos que parte você não entendeu, talvez a explicação não esteja clara, isso acontece. Mas não dê a sua lista de exercícios pros outros resolverem pra você!

      A maioria dos exercícios que você pediu pra gente resolver é relacionado com estrutura de repetição. Cumprindo nosso compromisso de ajudar, indico a leitura deste post: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/estrutura-de-repeticao-enquanto/

  30. Olá, eu faço uma matéria de programação e estou em dúvida de como resolver um coisa.Como se vincula um arquivo txt a um software no phython? Obrigada

  31. Primeiramente Feliz 2014 com muita Paz e Sucesso a vc e seus Familiares!!!
    Olá, Gustavo vi suas dicas fiz o teste que vc passou sobre o Visualg e gostária de continuar, não teria um livro como programar em Visualg, somente para continuar o meu treinamento.

    Desde já agradeço pelo compartilhamento de conhecimento, para comigo e com todos!
    Obrigado!

  32. Gustavo, tenho 20 anos e passei na UFRJ para ciência da computação. Sempre tive interesse por programação mas nunca tinha tomado a iniciativa, a um mês mudei meus hábitos e venho estudando, porém, não quero aprender a programar para WEB por enquanto, quero aprender a otimizar serviços repetitivos e achar soluções para áreas com muito trabalho repetitivo como financeiro-administrativo.

    Estou começando por Pascal, C/C++ e assim que eu já estiver fera pretendo partir para JAVA. As escolhi por ter tido facilidade na hora de encontrar tutoriais e cursos online para as mesmas.

    Minha linha de raciocínio está certa? Estou começando bem?

    Por sinal, parabéns pelo conteúdo.

  33. Gustavo tudo bem? Fiz academia SAP HR, mas não tenho experiência em TI, somente com RH mesmo. Qual tipo de programação devo aprender para me aprimorar e entrar no mercado?

    • Olá Sheila, primeiro você deve aprender lógica de programação muito bem aprendido …
      No final deste artigo tem vários links pra te ajudar a aprender lógica de programação.
      O passo seguinte é escolher a área que você quer atuar: mobile, desktop, web, etc…
      E aprender uma linguagem disponível para a área que você escolheu.

      Mas o primeiro passo é aprender muito bem lógica de programação.

  34. Olá Gustavo! Show esse site e parabéns pela iniciativa de ajudar a quem se interessa por linguagem de programação e pra quem quer ter um direcionamento por onde começar depois do básico! ;)

    Bem, depois de aprender o básico eu tenho muito interesse em estar construindo programas tipo: para cadastro de clientes, fornecedores e mercadorias com foto, controle de estoque, relatórios, rotina de caixa e banco; como por exemplo um programa muito conhecido de todos, e que é gratuito, que se chama HÁBIL da Koinonia Software – Paraná. Que nada mais é que um programa voltado para automação comercial.

    Mas enfim, qual a linguagem q vc me orienta para estar começando a construir programas assim? Eu posso estar falando bobagens(até mesmo pq não conheço nada de programação) mas me disseram que Visual Basic for Aplication é o indicado pra isso, é verdade?

    Obrigado!

    • Rafael, se você pretende desenvolver softwares para desktop Windows, indico a utilização de C# .Net. Dá pra fazer com Java, Visual Basic, Delphi e outras também, mas na minha opinião, pra desenvolver softwares pra Desktop Windows, o melhor é mesmo C# com o VisualStudio.

      Um abraço!

  35. Oi Gustavo, gostei muito das suas dicas. Sou estudante de TI, mas ñ conheço muito da área de programação, comecei o curso esse semestre. É difícil chegar em uma sala, q muitos já trabalham na área ,e tentar acompanhar a turma. Seus artigos me esclareceram muita coisa, pq acho q pra aprender de verdade programação vc tem q saber pq está usando e não só ficar decorando o q o professor explica. Continuarei seguindo suas dicas. Um abraço

  36. Olá Gustavo, muito obrigado por essas dicas, me ajudaram bastante a resolver alguns dos meus erros frequentes de sintaxe no VisuALG. Grande abraço.

  37. Olá gustavo, uso o windows 7, e ao tentar executar (f9) ele diz: “cannot create file C:…” como resolvo o problema? Obg..

  38. Estou fazendoTI, mais estou tendo bastante dificuldade para aprender Lógica de Programação
    e Floxograma. Gostaria de sua ajuda…..

  39. Olá Gustavo!
    Boa Noite, !

    Olha Parabéns pelas dicas e suporte.
    Gustavo sou Designer gráfica e amo o que faço. Mas por circunstancia estou mudando de cidade e me interessei muito pela programação.
    Mas uma duvida tenho 34 anos o mercado tem preconceitos.(sendo que terei que fazer
    cursos e faculdade.) Isso levaria mais um tempo, será tarde para uma colocação?

    Deste já Obrigada!

  40. Luis Alberto Fiuza 23 de abril de 2014 at 13:43 - Reply

    Muito bacana e super bem explicado. Estou pensando nesse assunto de programação e numa pesquisa acabei de encontrar esse site e gostei muito mesmo. Estou determinado a ler todos os artigos, vai ser interessante. Obrigado Gustavo. Um abraço.

  41. Estudo na iftm,e estou com muita dificuldade para aprender programação pois entrei depois de 1 mês que as aulas começaram no momento estou perdido na matéria,gostaria de saber se você poderia me dar algumas dicas,para que eu consiga aprender o mais rápido possível.

    • Matheus, a dica é: Prática!
      Faça bastante exercícios! crie problemas para resolver com programação. E comece a estudar a linguagem que você pretende atuar.

      Um segredo … Estou preparando um livro digital “E-book” especialmente pra pessoas como você. Pretendo lançar gratuitamente aqui no { Dicas de Programação } em breve…

      Um Abraço!

  42. Olá Gustavo, pretendo fazer um curso técnico, mas por enquanto gostaria de iniciar algo em programação, não sei absolutamente nada, mas tenho um propósito para fazer um programa tipo auto cad, mais simples claro, para modelagem de roupas, por favor pode me orientar que caminho tenho que trilhar, por onde começar e qual plataforma?Agradeço desde já.Seu trabalho é maravilhoso!

    • Olá Daniela, legal você ter um objetivo assim. Com dedicação você consegue! É o seguinte, você deve aprender o básico de lógica de programação e depois vai depender de qual plataforma você pretende criar o seu software, por exemplo se for pra instalar no Windows como o Autocad, indico que estude C# .Net. Já se você pretende criá-lo diretamente em um site pra ficar disponível online sem ser necessário instalar no computador do usuário indico que estude as tecnologias Front-end: javascript, HTML, CSS e alguma linguagem back-end: java, ruby, python, C# etc…
      Estude bastante matemática e geometria analítica também, você vai precisar…
      Um abraço! E continue, pessoas assim mudam o mundo!

  43. ola Gustavo, parabéns pelo site e resposta a todos com muito incentivo a programar. É muito fácil, inteligente, criativo.
    um abraço,
    Luiz Aurelio

    • Cara, uma dica que posso te dar é: pratique! Comece a fazer programinhas. Pode ser até pra resolver algum problema que você tem… As necessidades vão surgindo e você vai ter que pesquisar na internet as coisas que você vai precisar fazer pra resolver. Quando eu comecei, gostava muito de fazer joguinhos inúteis. Jogo da Velha, jogos de carta, resolução de formulas matemáticas. Em programas simples você vai percebendo a necessidade de melhorar o software, por exemplo, validar se o usuário digitou uma letra ao invés de um número, etc. Já pensou em fazer um site? É só aprender algumas coisas simples como HTML. Aí você pode fazer alguns programinhas nas páginas com javascript. Dá uma olhada nesse livro: http://goo.gl/kxi0xz

      Um abraço!

  44. Parabens pelo site , Gustavo.Sempre me interessei sobre a area de programação, mas por outras obrigações da vida ainda nao tinha começado.Essa semana comecei a ver video aulas no youtube , etc.Entao vi este site,e irei imprimir e ler todos os artigos que voce indicou la em cima.Apos isso , qual proximo passo voce indicaria, linguagem, como voce disse, existem varias, java, C, C# , etc. Imagino que cada uma tenha uma finalidade , um campo para utiliza-la.Mas qual voce indicaria , ou qual passo , depois desses artigos que voce mencionou ? Parabens mais uma vez.Nota 10 !!!

    • Olá Fábio, muito obrigado.

      Quanto às linguagens você já disse, cada uma tem seus pros e contras, algumas são mais indicadas para um determinado segmento, outras para outro. Então o que eu digo pra você é o seguinte. Pergunte-se qual área você deseja seguir. Programação para Web? Quer fazer sites inteligentes? Mobile? Vai programar para smartphones ou tablets? Ou melhor, que aprender mais sobre automação, robótica, softwares embarcados? Quer criar uns programinhas legais pra automatizar seu quarto por exemplo? Que tal estudar Arduino… Entendeu? São coisas bem diferentes que envolvem programação e cada área tem as linguagens que são mais utilizadas.
      Eu, particularmente, gosto muito de java, mas já faz alguns anos que tenho trabalhado mais com C#, PHP, javascript. Isso varia muito com projeto que estou trabalhando no momento. Mas eu comecei com java, e logo de início, me apaixonei por esta área. :)

      Um abraço!

  45. Gustavo, boa noite.Obrigado pelo retorno dado.Valeu mesmo.Minha outra duvida seria justamente isso, qual area seguir para poder saber qual linguagem começar a estudar.Estou meio perdido nessa questao.O que voce sugere ? Leio seus artigos ai em cima, depois vou para Logica e algoritmos de programação, e depois para Java ? Java seria para utilizar em qual area ?Agradeço se listasse uma ordem para que eu possa seguir.Na expectativa aqui.Parabens !!!

    • Osvaldo, não sei se entendi direito mas aí vai … há várias formas de descobrir há quantos dias você é nascido, vou dar um exemplo básico apenas usando o excel.

      – Coloque em uma célula (por exemplo A1) a data do seu aniversário.
      – Coloque em outra célula (por exemplo B1) a data atual.
      – Coloque em outra célula (por exemplo C1) a formula de subtração da data atual pela data do seu nascimento. No caso, “=B1-A1″

      Espero que isso ajude.

  46. Olá Gustavo, tenho 18 anos e a muito tempo que eu tenho vontade de aprender a programar porém só agora tomei vergonha na cara kkk, primeiro vou estudar e praticar tudo que você disse nesse tópico, quero saber se com esse visualg eu posso criar programinhas, e se consigo cria-los com essa noção básica da linguagem da programação. Tenho duvidas também em qual linguagem começar eu tenho vontade de desenvolver web, criar apps e software, pode me ajudar com essa duvida ?

    • Oi Danilo, que legal você querer aprender programação. Quanto ao visualg, eu recomendo ele apenas pra aprender lógica fazendo programinhas bem básicos mesmo. Quando você achar que entendeu bem essa parte básica e quiser subir um degrau, de acordo com o seu objetivo que é desenvolver pra web, app, etc … eu indico você começar com java ou javascript. Você pode começar com esse livro: http://goo.gl/kxi0xz.

      Um abraço!

  47. Gustavo, muito bom o seu site, tenho lido bastante artigos nele e estou impressionada, é uma excelente fonte para quem quer aprender sobre programação. Se possível, gostaria de te pedir um conselho, por favor. Sou formada em engenharia florestal, mas atualmente tenho tido muita vontade de mudar de área, estou estudando e gostando muito de aprender sobre programação. Você acha que eu fazendo cursos e uma pós, talvez em engenharia de software, eu conseguiria me tornar uma profissional da área e arrumar um emprego? Ou você acha que devido a minha graduação ter sido em uma área diferente eu não vou conseguir trabalhar com TI e o ideal seria mesmo eu fazer outra graduação? Agradeço muito a ajuda!

    • Oi Aline, muito legal você querer aprender programação. Eu sou apaixonado por desenvolvimento de softwares e fico muito feliz que minha forma de explicar tenha te ajudado a aprender.
      Quanto a sua dúvida, na minha opinião, se você quiser entrar no mercado mesmo deveria fazer uma graduação de curta duração (tecnólogo), ao invés de fazer direto a pós. Penso que a pós é um complemento pra especializar ainda mais na sua graduação de origem. Indicaria a pós por exemplo, se você tivesse como objetivo criar softwares para cobrir uma necessidade que você eventualmente tenha encontrado na sua carreira como Engenheira Florestal. Mas pelo que você disse seu objetivo é outro, você quer se tornar uma profissional da área de programação… Então indico a graduação, mais especificamente o tecnólogo de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, tão badalado hoje em dia. Geralmente este curso dura uns 2 anos e meio. Mas se você se dedicar mesmo, em um ano você já consegue emprego na área, pois o mercado tá com grande falta de profissionais “dedicados” nesta área.

      Mas como digo pra todo mundo, não se prenda só na faculdade. Procure ler bastante sobre programação, começando pelo básico depois partido para linguagens mais profissionais. Posso te indicar que comece lendo esse livro: http://goo.gl/kxi0xz.

      Espero que a minha humilde opinião te ajude.

      Um abraço!

      • Quero aprender, Tenho varias duvidas. só uma pergunta eu vejo códigos de programação de um programa ou ate de um site e é um lista enorme de códigos. Quem fez o programa ou o site tem que saber todos aqueles códigos de cabeça????

  48. Muito obrigado pelas informações, principalmente sobre a necessidade de se aprender uma linguagem nova dependendo do projeto a ser criado. Valeu mesmo.

    • Olá Welington.

      Como sempre a escolha da linguagem deve estar de acordo com o seu objetivo. Pra qual plataforma você deseja criar jogos. Sei que muitos jogos grandes são desenvolvidos em C++, mas se por exemplo, você pretende desenvolver jogos pra android, o ideal é você aprender java.

      Um abraço!

  49. Amigo estou Com Uma Duvida em Matrizes Mais entendi um Pouco e tbm Faz pouco tempo que vi e acredito Que com a Sua explicação Sairei Bem melhor e tbm Preciso saber Usar o Aleatorio on , off todos esses Mais avançados eu ja Sei Usar o Se , repita , ate , caso , enquanto esses sao os que eu sei Usar Mais acredito que consigo estou No VISUALG espero que vcs Me ajudam Muito Obg e agradeço vcs ….

  50. Olá Gustavo.
    Estou querendo iniciar um curso de programação, já encontrei até um bom curso chamado adv, http://www.cursoadv.com.br.
    Mas a minha dúvida é em qual linguagem iniciar.
    Seria melhor começar por desenvolvimento para desktop ou desenvolvimento web.
    Estou meio dividido entre C# e php.

  51. Boa tarde Gustavo Furtado.
    Se possível, gostaria de uma orientação e desde já agradeço. Sou médico e desejo “desenvolver” um programa simples, que se utilize de um banco de dados de forma a gerar informações, fazer contas simples e oferecer informações a partir de dados previamente armazenados por mim e oriúndos da inserção das informações pelo usuário. Este programa precisa ser de fácil utilização para o usuário, apresentar interface agradável e gerar relatórios em formato de impressão. Desculpe o incômodo, mas não sei quais seriam os programas em que devo focar meus estudos. Forte abraço
    Marcelo Foradini

    • Olá Marcelo, boa tarde.

      Se você pretende criar um sistema local simples, indico que use o MySQL e Windows Form (C# ou VB) se for sistema operacional Windows. Mas você pode preferir também outras opções de banco e de linguagem. Dá tranquilamente pra fazer um sisteminha desktop com Java, Delphi ou Python, indiquei o Windows Form por é mais simples criar sistemas desktop pra windows com tecnologias da própria Microsoft. Você também pode preferir usar um banco de dados mais simples também, dá até pra usar Access.

      • Boa noite Gustavo Furtado. Agradeço pela presteza e objetividade na resposta. As informações foram muito úteis. Forte abraço e sucesso em suas empreitadas.

  52. Olá Gustavo, Boa noite

    Estou iniciando na area de programação, pesquisei e encontrei esse post e queria saber de você por onde eu posso começar para não adiantar demais as coisas e me perder no caminho. Há algum site ou ferramenta que possa me ajudar ? ahh e a proposito bela iniciativa e obrigado pelas informações !

    • Lucas, nesse post já dou uma dica de como começar do básico usando o Visualg, você pode ler os outros posts que eu cito neste artigo. Quando quiser dar mais um passo, avalie o seu objetivo e identifique o caminho que quer seguir, por exemplo, quer aprender mais sobre banco de dados, ou alguma linguagem específica, etc. O importante é saber bem o básico e depois seguir o caminho que vai ao encontro do seu objetivo.

      Um abraço!

  53. Gustavo gostei muito do site, e estou entrando na área de desenvolvimento de software automotivo, tem algum programa que posso treinar para me especializar melhor? No caso vou receber um treinamento de 2 mêses, mas queria ter uma base melhor para entender antes de começar. O Visualg pode me ajudar?

    Peças automotivas hein.

    • Deodato, qualquer área de tecnologia que se vá trabalhar é muito importante saber lógica de programação. Então a minha dica é que você estude bastate lógica de programação, pra isso o VisuAlg é uma ferramenta muito boa.

    • Olá Luiz, Python realmente é uma das melhores linguagens pra aprender programação. Eu indiquei o Visualg por que é Portugol então nem o inglês é impeditivo pra aprender e também porquê todos os artigos pra iniciantes aqui do { Dicas de Programação } usam o VisuAlg. Mas se inglês não é problema pra vc, já entra no Python de cabeça!

      Um abraço!

  54. Baixei uma apostila que ensina em portugol mas eu uso mac OS X alguém me socorre?
    Como eu faço para executar os ” programas ” que eu fiz? :(

  55. Boa noite!

    Caro Gustavo, quero antes parabenizá-lo pela iniciativa. Gostaria de fazer uma pergunta que não ví em nenhum post aqui. Durante quanto tempo devo estudar algoritmos e lógica de programação antes de partir para uma linguagem? Existe um período predeterminado para não se perder muito tempo?

    Muito obrigado!
    Que Deus abençõe a você e a toda sua família!

    Gomes

    • Olá Gomes, muito obrigado.

      Na minha opinião, não há uma regra de quanto tempo estudar lógica de programação. É importante fixar bem os conceitos e praticar bastante. Dá uma boa estudada de lógica de programação, faça exercícios para fixar os conceitos e pronto, parte pra uma linguagem profissional. O importante depois é aprender a linguagem, não lógica. A maior dificuldade dos estudantes é aprender lógica e a linguagem ao mesmo tempo.

      Um abraço!

  56. Primeiramente, parabéns mestre Gustavo, pela iniciativa que é e será muito válida para muitos, mas quero perguntar se existe uma idade para começar aprender sobre programação? Ou em qual grau escolar?

  57. Primeiramente, parabéns mestre Gustavo, pela iniciativa que é e será muito válida para muitos.
    Minha duvida: Trabalho com clipper a 20 anos. Tenho sistema aplicações comercias (estoque, emissor de nf-e, cupom fiscal). Pretendo mudar para uma nova linguagem, qual é a mais indicada nesse caso. Delphi, Java etc. é o banco de dados a usar??

    • Ulises, interessante o seu comentário. Estou fazendo um trabalho de mentoria neste momento numa prefeitura de uma equipe que trabalhou 20 anos com clipper e estão migrando o sistema para uma linguagem mais nova. No caso, nós optamos por C#, pois os computadores dos usuários é Windows e SGBD Oracle.
      Há várias linguagens boas pra Desktop, incluindo Delphi e Python que você mencionou. Na minha opinião pessoal, embora gosto de Java, quando se trata de desenvolvimento de software desktop para Windows o melhor atualmente é o C#, por ser tecnologia da própria Microsoft. Dê uma olhada também nos componentes DevExpress, é pago, mas muito profissional.

Deixe uma resposta