Uhul! O Visualg continua … Conheça a versão 3.0!

Uma das maiores dificuldades de quem está começando neste mundo do desenvolvimento de softwares é aprender lógica de programação. Outro grande vilão da maioria dos iniciantes é o inglês. Sim, embora hoje em dia inglês seja essencial para a maioria das atividades que queremos desempenhar, muita gente ainda não domina este idioma. O Visualg é o grande aliado deste iniciante em programação que não sabe inglês.

Um dos primeiros artigos deste blog foi sobre o Visualg, que à época ainda estava na versão 2.5. Nesse artigo eu falo sobre a importância do iniciante começar com uma linguagem de programação mais didática, pois o objetivo deve ser entender lógica de programação antes de aprender particularidades das linguagens de programação “profissionais”. No artigo também mostro como instalar o Visualg e criar o seu primeiro programa. Você pode lê-lo clicando no link abaixo.

Quer aprender programação? Saiba qual a melhor linguagem!

Infelizmente o professor Cláudio Morgado de Souza criador do Visualg parou de dar suporte ao programa por motivos pessoais e o Visualg ficou um tempo sem novas atualizações. Mas mesmo assim o Visualg continuou sendo o software preferido dos iniciantes em programação. Inclusive a maioria dos exemplos de lógica de programação que dou nos meus artigos para iniciantes foram criados no Visualg.

O Visualg não morreu!

Felizmente, o professor Antonio Carlos Nicolodi tomou a iniciativa de continuar o projeto. Ele contatou o professor Cláudio e recebeu autorização e o código-fonte dele pra dar continuidade ao Visualg.

Você pode baixar o Visualg 3.0 no link: >> http://sourceforge.net/projects/visualg30/ <<

Eu, particularmente, fiquei extremamente feliz em saber que o Visualg não morreu, pois sei que este programa é um grande aliado dos iniciantes em programação.

Novidades do Visualg 3.0

Nesta “primeira” nova versão, foram acrescentados um novo layout e um design mais amigável, além de novos comandos, funcionalidades e facilidades.

O coração do Visualg continua o mesmo, mas agora tem uma roupagem diferente. Podemos ver de forma mais intuitiva a execução do programa e o valor das variáveis em cada passo da execução do algoritmo. Isso é muito importante para o aluno entender o funcionamento dos algoritmos.

Visualg 3.0

Além dessa re-estruturação do layout, o Visualg 3.0 também possui novos “skins” como podemos ver nas imagens abaixo,novos comandos e também algumas facilidades novas como reconhecer comandos em português correto! ( PARA … FAÇA, SE .. ENTÃO .. SENÃO) e o operador lógico NÃO, mas em maiúsculo e os comandos antigos ainda são reconhecidos para manter a compatibilidade.

Visualg - Skin madeira visualg_aguaVisualg - Skin água Visualg - Skin alumínio Visualg - Skin plástico

Por enquanto, estas são as novidades do Visualg. Tenho certeza que o professor Antônio vai cuidar com muito carinho do Visualg e ajudar a evoluir esta ferramenta que é a queridinha de todos os aspirantes em programação!

>>Baixe agora o Visualg 3.0

Vida longa ao Visualg!

Uhul! O Visualg continua … Conheça a versão 3.0!
4.64 (92.86%) 14 votos
  • Walison

    Valeu Gustavo, ainda estou estudando linguagens de programação estou desenvolvendo algumas coisas mas as vezes ainda tenho muita dificuldade com certos comandos, essas dicas estão me ajudando bastante.

    Walison.

  • Opa! Beleza? Sou eu de novo, lembra? Elton 13 anos de idade que está aprendendo programação, então que primeiramente parabenizar você por este post sobre o Visualg 3.0, e também queria uma dica de como começar a trabalhar como programador pois onde eu moro não tem muita cultura de computação se é assim que eu posso dizer, mas enfim continuando, eu queria saber como começar a trabalhar como programador, onde eu posso encontrar mais possibilidade, e eu moro no extremo sul da Bahia, para que você possa ter mais noção de onde eu moro. 😉
    Agradeço a compreensão desde já!
    Abraço.

  • Alex

    um projeto legal de mesmo cunho é o hall, que é um interpretador de algoritmos(portugol) em linha de comando(MS-DOS), e que tem uma “IDE”, escrita em qt(O qHall), uma pena é não haver também uma versão para linux, apesar de haver o portugol studio 2 da univale.
    O visualg e o portugol studio tem uma “maneira pascal” de escrever os algoritmos, já o hall uma “maneira C” de escrever os códigos usando chaves para abrir e fechar os blocos de código. Outro projeto legal com pretensões mais ambiciosas é o logic basic(http://www.logicbasic.net/pt/), linguagem totalmente em português, com implementações bacanas.